Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 18 de Agosto de 2009 às 08:24
Por: Andréa Haddad

    Imprimir


Mesmo sob desgaste político por causa do escândalo de fraudes nas obras do PAC, que resultou na prisão de 11 pessoas, inclusive de aliados, como do ex-procurador-geral do Município José Antonio Rosa, o nome do prefeito Wilson Santos é o mais cotado em Cuiabá para o governo do Estado. Se as eleições fossem hoje, ele teria entre 29% e 38% das intenções de voto, dependendo de quem seriam os adversários, segundo aponta o instituto Mark. A pesquisa foi feita no último sábado (15). Trata-se da primeira amostragem realizada na capital mato-grossense após a Justiça Federal decretar 11 prisões de empresários, de servidores públicos, de políticos e de advogados. Nas pesquisas anteriores, Santos já aparecia em primeiro lugar na capital.

Nesta estimulada, os pesquisadores ouviram 617 eleitores em 79 bairros. A margem de erro é de 4% para mais ou para menos. A amostragem foi feita somente na zona urbana. No primeiro cenário, são listados 7 possíveis candidatos à sucessão do governador Blairo Maggi. O nome de Santos aparece em primeiro lugar com 29,3%. O segundo colocado é Mauro Mendes (PR), que detém 21,7%, seguido do senador Jayme Campos (DEM), 17,3% das intenções de voto, uma condição de empate técnico com Mendes. O nome do vice-governador Silval Barbosa (PMDB) vem logo atrás, com 9,2%.

Num cenário em que o virtual candidato do PR seria Luiz Antonio Pagot, Santos venceria com uma vantagem ainda maior (ver quadro 2). Ele teria 31,9%. Jayme vem em segundo, com 19,4%, enquanto Silval detém 9,7%. O juiz federal Julier Sebastião da Silva, que alimenta expectativa de concorrer a governador e foi quem decretou as prisões dos acusados de esquemas fraudulentos em licitações nos projetos do PAC, figura com apenas 4,4% das intenções de voto. Também apresenta baixo percentual de preferência os deputados estaduais Otaviano Pivetta (PDT) e Percival Muniz (PPS). Ambos não chegam a 5%, assim como Pagot.

Num outro cenário, com cinco nomes na disputa à sucessão estadual (Santos, Julier, Muniz, Riva e Pivetta), o prefeito da Capital chega a 38,6% (quadro 3). Num distante segundo lugar aparece Julier, com 6,2%, seguido de Percival Muniz (5,8%) e do presidente da Assembleia José Riva (4,4%).





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/155150/visualizar/