Estimativa do IBGE projeta crescimento populacional em São José do Rio Claro
De acordo com os dados divulgados pelo IBGE, a população do município de São José do Rio Claro vem crescendo gradativamente, saltando de 17.345 habitantes no ultimo censo realizado no ano de 2007, para 18.102 no ano de 2008, crescimento de 4.36% em relação ao ano anterior e, atingindo neste ano de 2009, segundo a estimativa, 18.637 habitantes, ou seja, crescimento de 2.95% em relação ao ano de 2008 e de 7.49%, em relação à 2007.
Este crescimento se deve há vários fatores: a posição geográfica do município - esta no centro do estado e no coração da América do Sul, com saídas tanto para o Oceano Pacífico, quanto para o Oceano Atlântico; a possibilidade de abertura de novas áreas agricultáveis e; principalmente, fruto de uma administração consciente com trabalho pensado e planejado para, cada vez mais, atrair investimentos e investidores no município.
As estimativas populacionais são fundamentais para o cálculo de indicadores econômicos e sociodemográficos nos períodos intercensitários, e o parâmetro usado pelo Tribunal de Contas da União na distribuição do Fundo de Participação de Estados e Municípios.
Segundo as estimativas, em 2009 o Brasil tem 191,5 milhões de habitantes espalhados pelas suas 27 unidades da federação e 5.565 municípios. São Paulo se destaca como a unidade da federação mais populosa, com 41,4 milhões de habitantes. A capital paulista é o município mais populoso, com 11 milhões de habitantes, já a capital de Mato Grosso, Cuiabá, possui 550.562 habitantes.
Vale ressaltar que o IBGE aprimorou as estimativas de população a partir de 2008. As presentes estimativas são divulgadas em uma tabela com a população estimada para cada um dos 5.565 municípios brasileiros em 1º de julho de 2009, que também será publicada no Diário Oficial da União até 31 de agosto do presente ano.
Metodologia utilizada pelo IBGE
Para chegar aos novos resultados populacionais, o IBGE empregou uma metodologia de conciliação censitária combinada com o Método das Componentes Demográficas, uma ferramenta demográfica que visa obter as estruturas esperadas por sexo e idade das populações nos censos, à luz da dinâmica demográfica do país, procurando obter coerência entre os censos e contagens dos anos 1980, 1991, 1996, 2000 e 2007.
Especificamente nas estimativas municipais a partir de 2008, as populações das Unidades da Federação em 2000 e 2007 foram ajustadas aos valores projetados para a população do Brasil – definida após a conciliação censitária. Os fatores de ajustes utilizados nos totais populacionais das Unidades da Federação, em 2000 e em 2007, foram aplicados também aos municípios, para que fossem mantidos os totais ajustados das respectivas unidades.
Para o prefeito, Dr. Massao Watanabe (PR), os números estão mostrando o trabalho que vem sendo realizado no município, tirando São José do ostracismo em que se encontrava para alavancar e colocar o município em lugar de destaque no estado, “São José não pode ficar parada no tempo, temos condições geográfica, legais e, mão de obra qualificada”. “Pouco a pouco estamos conseguindo atrair investimentos para nossa cidade, tudo é uma questão de tempo para acontecer, trabalhamos incansavelmente para isto”, disse Watanabe.
Fonte de dados: IBGE/OPE/COPIS
Comentários