Silval insiste no respaldo do DEM
O PMDB de Mato Grosso estuda estratégias para aglutinar apoio do DEM para o candidato do partido ao governo, vice-governador Silval Barbosa. A força do projeto do Democratas para 2010 e o cenário político nacional colocam a sigla num cenário de desafio, que analisa minuciosamente o contexto para garantir o aval de Jayme a Silval.
Silval prefere atenuar o quadro a reafirma que o DEM faz parte do rol de partidos que poderão selar aliança com o PMDB em 2010. No entanto, admite que o cenário nacional cria um ambiente favorável para que o Democratas repita a composição que se desenha: com PSDB e siglas de oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Mesmo assim, o vice-governador destacou que a liberdade dada pelas nacionais dos partidos, para composição nos estados, pode colaborar para a continuidade do DEM no arco dos partidos da base do governo de Mato Grosso. Ele também reconheceu que o senador Jayme Campos, principal aposta do partido para a disputa ao governo, é um dos principais nomes para o embate eleitoral do próximo ano.
O candidato do PMDB também lembrou que a definição de um líder de majoritária entre os partidos aliados só será oficializada após pesquisas eleitorais. Nesse sentido, destaca que poderá abrir mão de sua candidatura caso seja confirmada a preferência dos eleitores por outro líder.
Enquanto isso, o vice-governador tem ampliado os trabalhos no interior para massificar o seu nome. Assim como o prefeito Wilson Santos (PSDB) – candidato virtual ao governo, Silval também tem acentuado as ações junto aos gestores municipais. No último fim de semana, ele participou de almoço oferecido por um grupo de prefeitos do interior. Cauteloso, não quis revelar o local do encontro, mas revelou que os gestores representam “vários partidos”.
Nos últimos dias, o governador Blairo Maggi também tem cedido espaço para o vice ampliar a sua atuação na administração, principalmente em eventos públicos.
Comentários