Repórter News - reporternews.com.br
Variedades
Sábado - 06 de Julho de 2013 às 19:45
Por: Ivair Vieira Jr

    Imprimir


 
Dublador de Santos, SP, faz a voz do personagem Patrick (Foto: Ivair Vieira Jr/G1)Dublador de Santos, SP, faz a voz do personagem Patrick (Foto: Ivair Vieira Jr/G1)

Um dublador de Santos, no litoral de São Paulo, se destaca em sua profissão ao dublar para o mercado brasileiro o personagem Patrick, do desenho animado Bob Esponja Calça Quadrada, um sucesso mundial. Apesar da estrela-do-mar ser seu carro-chefe, o santista dubla várias outras animações, filmes e seriados, além de trabalhar como jornalista e radialista.

Marco Antonio D’Angelo Abreu, de 39 anos, lembra como se fosse hoje do dia em que foi apresentado ao Patrick e à turma do Bob Esponja, no estúdio de dublagem onde trabalha, em São Paulo. "Chegou um desenho novo da Nickelodeon, e quando vimos a sinopse rimos muito, achamos surreal, lisérgico talvez. Uma esponja que mora em um abacaxi, no fundo do mar, com um amigo que é uma estrela-do-mar retardada, que vende hambúrguer e faz fogueira dentro da água. O cara que inventou isso deve ter tomado um LSD básico (risos) para poder criar toda essa história mirabolante", comenta.

Patrick, melhor amigo do Bob Esponja (Foto: Divulgação/Nickelodeon)Patrick, melhor amigo do Bob Esponja (Foto:
Divulgação/Nickelodeon)

Depois de se divertir com o enredo do novo desenho, a equipe começou os testes de dublagem. "Sempre que chega um produto novo, o estúdio faz testes com o elenco, três ou quatro profissionais para cada personagem, e a emissora escolhe os que mais se aproximam das vozes originais. Eu fiz despretensiosamente e acabei sendo escolhido para o Patrick. Aí, de repente, depois de algum tempo, quando estreou não só na Nickelodeon como na Globo, no programa da Xuxa, virou essa febre, esse sucesso estrondoso", lembra.

Marco Antonio conta que chegou a ter problemas na garganta de tanto dublar o Patrick. "Nas primeiras temporadas, a gente gravava sem parar. Chegou até a aparecer um pólipo nas minhas cordas vocais, por trabalhar com uma voz caricata. Depois, nas últimas quatro temporadas, o volume diminuiu um pouco. Mas eu devo muito a ele, foi o grande abre-alas para mim. Até hoje é o meu maior personagem e dificilmente vai ter outro. Todo dublador tem o seu carro-chefe, o Patrick é o meu", explica.

Outros personagens
Apesar de Patrick ser seu personagem preferido, Marco também coloca sua voz em várias outras animações, filmes, seriados e documentários. "Hoje o volume aumentou muito. Todos os canais de televisão, fechados e abertos, precisam de versões em português de toda a grade de programação. Eu vivo disso o dia inteiro, entro no estúdio às 8h30 e só saio às 17h30. É uma produção quase industrial", relata.

Rick Grimes, protagonista de "The Walking DeadRick Grimes, protagonista de "The Walking Dead"
(Foto: Divulgação/Fox)

Apesar de não catalogar tudo o que dubla ou narra, o santista destaca alguns de seus trabalhos. "Faço a voz do policial caçador de zumbis Rick Grimes, protagonista da série "The Walking Dead". Também dublei o Jason O"Mara, personagem principal da série "Terra Nova", do Spielberg. Dublo o Vince Vaughn, o Simon Baker e o Woody Harrelson em todos os filmes. Costumo dublar também vários atores negros, porque a base grave da minha voz combina muito com eles. É o caso do Danny Glover, Jamie Foxx e Ice Cube", lembra.

A lista de personagens, atores, filmes e seriados no currículo de Marco é extensa: Garfield, nos longas de animação; Christian Bale em "Flores da Guerra"; Antonio Banderas em "Morte por Encomenda"; o lobisomem Alcide em "True Blood"; Javier Bardem em "Comer, Rezar, Amar"; Jason Statham em "Efeito Dominó"; John Cusack em "Ensinando a Viver"; Poseidon em "Percy Jackson e o Ladrão de Raios"; o personagem Royce na "Saga Crepúsculo"; o vilão Zangief na animação "Detona Ralph"; o ator Liam Neeson em vários filmes; o vilão Krytus no desenho "Hot Wheels"; o personagem Zapp Brunningan na animação "Futurama"; Bulkhead no desenho "Transformers"; além de participações nos seriados "Da Vinci Demons", "Roma", "The Office", "Revenge", "CSI", "Dr. House" e "Bones".

O dublador santista também faz participações em episódios de vários dos populares animês japoneses, como "Yu-Gi-Oh!", "Cavaleiros do Zodíaco" (Gyu), "Dragon Ball" (Capitão Ginyu), "Super 11 X" (Hibiki), "Blood+" (Hagi), "Gallactik Football" (Prof. Aarch) e "Bleach" (Byakuya Kuchiki), entre outros.

Titio Marco Antonio em ação em uma rádio rock de São Paulo (Foto: Marco Antonio/Arquivo Pessoal)Titio Marco Antonio em ação em uma rádio rock de
São Paulo (Foto: Marco Antonio/Arquivo Pessoal)

Jornalista e radialista
Além de dublador, Marco também é jornalista e radialista formado, e exerce essas duas profissões em uma rádio rock da capital paulista, onde é conhecido como Titio Marco Antonio, ou Titio do Rock. "É um personagem que eu mesmo criei, totalmente oposto ao que fazia na Rádio Eldorado, onde trabalhava anteriormente. É onde exerço o meu lado jornalista e cidadão, por duas horas, das 18h às 20h. Tenho total liberdade, carta branca, eu mesmo edito, produzo e escolho as pautas, sempre com notícias leves, comentários e opiniões, às vezes ácidas, sem necessariamente querer agradar a todos, dando a cara a bater, e com muito rock’n"roll. Eu tento ser uma companhia para quem está no trânsito caótico de São Paulo. É o meu recreio remunerado", brinca.

Apesar de todas essas atividades, o santista (também no futebol) diz que raramente fica estressado, e sempre aguarda ansiosamente o início da semana. "Agora, o final do domingo e a chegada da segunda-feira não me deprimem mais, como pode acontecer com milhares de pessoas. Eu consegui fazer o que gosto, o que me dá tesão. Não tem rotina. Um dia eu entro no estúdio para ser o vilão da história, no outro eu viro um matador de zumbis, depois faço o Patrick, depois um narrador sério ou um drama. Na sequência, ancoro um programa de rádio onde também me divirto e falo o que penso, e ainda sou pago. Tudo isso me deixa muito feliz. Minha vida profissional é um grande barato. Produzo entretenimento e me dou bem, e acho que as pessoas gostam também, então, por enquanto, não vou mexer no time", conclui.

Patrick é o carro-chefe de Marco Antonio (Foto: Ivair Vieira Jr/G1)Patrick é o carro-chefe de Marco Antonio (Foto: Ivair Vieira Jr/G1)





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/15529/visualizar/