Etapa de handebol reúne cerca de 500 atletas em Rondonópolis
A etapa de handebol dos Jogos Escolares Cooperativos – A Amizade em 1º Lugar reuniu cerca de 500 atletas, da faixa etária de 8 a 11 anos, na Escola Estadual Renilda Silva Moraes, no bairro Cooplhalis, e Odorico Leocádio no Novo Horizonte. As 37 equipes participantes adotaram o projeto desenvolvido pela secretária de Esporte, Cultura e Lazer do Município, professora Susan Meire Moretti Binha, que visa promover a integração e a confraternização entre as comunidades escolares.
Os Jogos Cooperativos fazem parte das atividades voltadas para a Rede de Proteção Social da Criança e do Adolescente, promovida pelo prefeito José Carlos do Pátio para livrar a juventude da situação de risco e garantir um futuro melhor para os filhos da classe trabalhadora. O Projeto Prata da Casa e o apoio às escolinhas de futebol da cidade também integram os projetos desportivos de proteção ao menor.
A quadra poliesportiva da Escola Renilda recebeu 17 equipes das escolas públicas e privadas da cidade, sob a coordenação do professor Victor Gaiotto. Ele denomina a iniciativa do prefeito como “Jogos de Inclusão” e destaca o bom desempenho das crianças, tanto no esporte quanto em sala de aula.
A Escola Odorico recebeu 20 equipes de cinco escolas. O coordenador Sidnei Fernandes avalia que além do vínculo de amizade que surge entre as crianças, é possível identificar talentos entre as equipes, que podem integrarem as seleções municipais futuras.
As crianças que antes ficavam ociosas dentro de casa ou nas ruas agradecem pela oportunidade. O pequeno Gustavo Vinicius Gomes Pereira (9) que integra a equipe da Escola Municipal Melchiades Miranda, do bairro Pedra 90, já sonha com a chance de se tornar um jogador profissional. Ele conta que antes ficava em casa, sem ter o que fazer. As garotas Ana Carolina Pereira de Oliveira, Daiane Borges Miranda e Fabiele Samira Alves Ferreira, do Projeto Prata da Casa, no bairro Monte Líbano, concordam com a opinião do Vinicius e agradecem a iniciativa da Administração Municipal. “Participar dos jogos é uma coisa que mudou as nossas vidas. È muito bom e estamos felizes, afirmam.
A secretária Susan Meire reconhece a importância do empenho dos professores de educação física e da parceria da Secretaria de Educação do Município que oferece o transporte para as equipes. Além de preparar essa criançada, professores e diretores das escolas colaboram com o lanche para os atletas da amizade. Já a secretária de Educação coloca os ônibus do transporte escolar à disposição dos times de meninos e meninas. “Sem a dedicação dos professores e diretores e a contribuição da secretária Marilda, esse projeto não seria o sucesso que é”, avalia Susan Meire.
Futebol de campo
A movimentação esportiva nesse domingo (16) é no Mini-estádio Mané Garrincha que abriga a partida decisiva do Campeonato de Futebol do Departamento da Vila Operária. A disputa entre as equipes Bom Jesus Transporte e Supermercado Tropical/Jardim Iguaçu acontece a partir das 8 horas. O prefeito José Carlos do Pátio e a secretária Susan Meire vão integrar a torcida que defende o esporte como uma ferramenta de integração social e mais qualidade de vida para todas as gerações.
Comentários