Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 12 de Agosto de 2009 às 15:48
Por: Andréa Haddad

    Imprimir


Se as eleições para presidente da República fossem hoje em Juara, o pré-candidato do PSDB, José Serra, governador de São Paulo e ex-ministro da Saúde do governo FHC, teria nada menos que 35,7% das intenções de voto. Ele aparece com 29,7 pontos percentuais à frente da segunda colocada, a pré-candidata oficial do PT, Dilma Rousseff, que tem apenas 6% das intenções de voto. Na pesquisa espontânea do instituto Mark, ela aparece tecnicamente empatada com Lula. Mesmo sem chances de concorrer, o petista é citado por 5,6% dos entrevistados. A margem de erro é de 5% para mais ou para menos. A pesquisa quantitativa foi feita entre 1º e 3 de agosto, com 266 moradores de 23 bairros de Juara, incluindo também a zona rural.

O deputado federal Ciro Gomes (PSB), ex-ministro da Integração Nacional de Lula, tem 5,3% das intenções de voto. Na lanterna, com 0,8%, figura a pré-candidata e uma das fundadoras do Psol, a ex-petista Heloísa Helena. O percentual de indecisos é de 44,4%. Outros 2,3% ainda não sabem em quem vão votar.

Já na amostragem estimulada, situação em que os pesquisadores citam como virtuais candidatos José Serra, Dilma, Ciro, e a ex-senadora Heloísa Helena, o tucano novamente dispara e abre uma vantagem ainda maior sobre a pré-candidata petista. Serra, que já enfrentou Lula no pleito de 2002 e perdeu no segundo turno, tem 56,4% das intenções de voto, enquanto Dilma conta com preferência de apenas 9,8%. Empatado tecnicamente com ela, mas na terceira colocação, aparece Ciro Gomes, com 9%, seguido da pré-candidata do Psol, que soma 2,6% das intenções de voto.

Outros 18,4% se mostram indecisos, enquanto 3,8% responderam que anulariam o voto. Se o candidato do PSDB fosse o governador de Minas Gerais Aécio Neves, neto do ex-presidente Tancredo Neves (já falecido), as chances dos tucanos retomarem ao Palácio do Planalto seriam remotas. Nesse caso, ele ficaria na última colocação, com apenas 4,1%.

Rejeição

Num cenário em que concorrem José Serra, Dilma, Ciro Gomes e Heloísa Helena, o índice de rejeição à pré-candidata petista é o mais elevado e chega a 16,5%. Em segundo, aparece a ex-senadora do Psol, que acumula 9%. Outros 8,4% responderam que não votariam em Ciro e apenas 6,4% em José Serra. O índice de indecisos é de 58,6%. Se o candidato tucano fosse Aécio Neves, o PSDB acumularia apenas 2,6% de rejeição.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/155433/visualizar/