Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 12 de Agosto de 2009 às 08:26

    Imprimir


Enquanto não sai a definição da candidatura do tal bloco batizado de OAB Democrática, a corrida pela presidência da Ordem em Mato Grosso começa a se afunilar entre o situacionista Cláudio Stábile e o quase oposicionista João Vicente Scaravelli, que comanda a Caixa de Assistência e decidiu romper recentemente com o grupo de Francisco Faiad. Scaravelli já partiu para o confronto, enquanto Stábile, por representar a continuidade da gestão Faiad, se mantém mais na defensiva.

A eleição para três anos de mandato acontece em 19 de novembro e desde já mobiliza os cerca de 8,6 mil advogados que atuam no Estado. Como esse processo na OAB ocorre num ano fora de campanha eleitoral por cargo eletivo, acaba por atrair uma maior atenção da sociedade e cobertura da imprensa de forma mais intensa. Os candidatos estão buscando até patrocinadores para montagem de estrutura e divulgação de material de propaganda, como adesivos, cartazes, botons e boletim informativo com síntese das propostas de campanha.

Nos bastidores, o comentário é de que, se a candidatura de Stábile não "decolar", pode ser lançado espécie de plano B, entrando no páreo o próprio presidente Faiad, que buscaria, nesse caso, uma terceira eleição. Faiad jura que essa hipótese está descartada. Apesar disso, muitos de seus aliados que ditam as regras da OAB há praticamente 12 anos alimentam essa expectativa. Faiad, que está no segundo mandato, representa um grupo no poder que começou com Maria Helena Póvoas e Rubens de Oliveira, hoje desembargadores do Tribunal de Justiça, e seguiu com Ussiel Tavares.

A "OAB Democrática" continua batendo cabeça. Em princípio, o candidato do grupo seria Paulo Taques, que "jogou a toalha". Depois surgiram Vilson Nery e João Celestino Corrêa da Costa. Mesmo sob incentivos, o bloco que se diz independente não chegou a um entendimento sobre quem, afinal, será o candidato à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil no Estado.

Scaravelli começou a percorrer o Estado e, por onde passa, dispara críticas à gestão Faiad para, de quebra, atingir o seu principal adversário Cláudio Stábile. No geral, ele sustenta o discurso da ética e na defesa da prerrogativa dos advogados. Garante que em todas as visitas já realizadas tem sido "bem recepcionado" e diz ter amigos advogados em vários municípios o que, na sua opinião, facilita o trabalho de convencimento pela conquista do voto.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/155482/visualizar/