Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 04 de Agosto de 2009 às 17:04
Por: Luiz Acosta

    Imprimir


O deputado federal Carlos Bezerra, principal cacique do PMDB, garantiu, no início da semana, que o prefeito de Rondonópolis (212 km ao Sul de Cuiabá), José Carlos do Pátio, vai apoiar o candidato do partido à sucessão estadual, o vice-governador Silval Barbosa.

A posição do cacique foi revelada em entrevista ao MidiaNews, ao ser perguntado sobre a posição de Zé do Pátio, que, por reiteradas vezes, afirmou que iria apoiar a candidatura do atual presidente do PSDB e prefeito de Cuiabá, Wilson Santos.

Segundo Pátio, essa decisão seria uma retribuição ao "apoio" que Wilson teria dado à sua campanha a prefeito de Rondonópolis, enquanto Silval teria, de acordo com ele, apoiado o ex-prefeito Adilton Sachetti (PR), candidato do governador Blairo Maggi, que disputava a reeleição.

Para analistas políticos, tanto o apoio de Wilson Santos (PSDB) quanto o de Silval Barbosa (PMDB) a qualquer dos candidatos em Rondonópolis pouco ou nada significou, uma vez que ambos, até então, poderiam ser considerados meros desconhecidos naquela cidade.

Mesmo garantindo que Pátio vai apoiar Silval Barbosa para o Governo, Bezerra mandou um duro recado ao prefeito de Rondonópolis. Segundo ele, caso Pátio contrarie a decisão partidária, ele pode ser alvo de representações internas, que podem culminar com sua expulsão do partido e até na perda do mandato de prefeito por infidelidade.

"O prefeito José Carlos do Pátio sabe que a legislação eleitoral hoje é mais rigorosa. Por essa razão, qualquer ato que configure infidelidade partidária, como apoiar o candidato de outro partido, pode implicar na perda de seu mandato. Seria uma loucura ele ir contra o PMDB", observou Carlos Bezerra.

Sem diferenças

Segundo o deputado, que é um dos principais articuladores da candidatura de Silval Barbosa ao Palácio Paiaguás, a relação partidária entre Pátio e o vice-governador tem que estar acima das possíveis diferenças pessoas. Para ele, o projeto político do PMDB, que é eleger o próximo governador do Estado, não pode ser prejudicado por causa de divergências pessoais.

Carlos Bezerra alertou, ainda, que, a exemplo do prefeito Zé do Pátio, ele também tem uma boa relação com o prefeito Wilson Santos, mas isso não o obriga a ter compromisso político com o pré-candidato tucano.

"Sei da ligação pessoal de Pátio com o prefeito Wilson Santos, mas isso não significa nada. O Silval Barbosa é unanimidade dentro do PMDB. Não temos divergências com relação a isso. Portanto, volto a reafirmar que o Pátio vai apoia-lo para o Governo", reforçou Carlos Bezerra. Segundo ele, o Diretório Regional do PMDB de Rondonópolis está "fechado" com o vice-governador.

Expectativa

Depois que venceu as eleições, Pátio, que apoiou a reeleição de Wilson Santos em Cuiabá, sinalizou, por diversas vezes, que poderá apoiar o tucano para o Governo do Estado. A expectativa é sobre se, diante das ameaças veladas de expulsão do PMDB, o prefeito de Rondonópolis vai manter sua posição.

Mesmo que Pátio recue e não apoie Santos, pelo menos publicamente, dificilmente, o peemedebista vai estar no palanque de Silval Barbosa em 2010.





Fonte: Midia News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/156050/visualizar/