­
Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 04 de Agosto de 2009 às 14:13
Por: Patrícia Sanches

    Imprimir


Correndo contra o tempo para cumprir todas as exigências da Fifa até 31 de agosto, a secretaria estadual de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur), sob Yuri Bastos Jorge, vai apresentar nesta terça (4) o projeto do novo estádio Governador José Fragelli, o Verdão, durante uma audiência pública, às 15h, no salão Clóvis Vetoratto, no Palácio Paiaguás. O evento compõe uma lista de passos que devem ser cumpridos durante este mês, sob risco de que Cuiabá deixe de ser uma das sedes da Copa de 2014. “O projeto do novo estádio já foi aprovado pela Fifa. Agora, estamos priorizando as exigências necessárias para que a publicação do edital de licitação ocorra no final do mês”, afirmou Yuri ao RDNews.

O prazo final para cumprir o “ritual” exigido pela Federação Internacional de Futebol termina em 31 de agosto. Até lá, o governo tem que realizar uma audiência pública (para debater o assunto com a sociedade); apresentar o estudo de viabilidade econômica e financeira do projeto (onde o Estado prova que o espaço não vai ser construído apenas para os jogos mundiais); o projeto base do Verdão (necessário para que o edital de licitação seja publicado); definição dos modelos de investimento (de onde os recursos necessários para a construção virão); licenciamentos ambientais (emitidos pela prefeitura de Cuiabá e Sema) e publicação do edital licitatório.

“Queremos esclarecer as dúvidas da população e ouvir sugestões. Alguns ajustes ainda podem ser feitos”, conta Yuri. Ele pondera que a essência da proposta não poderá ser alterada porque já foi aprovada pela Fifa. “Alguns detalhes podem ser mudados, mas o projeto em si será esse mesmo”.

Verdão

O projeto do novo estádio prevê a construção de um parque e locais destinados a abrigar diversos eventos. Projetado pela empresa de arquitetura GCP, de São Paulo, a obra custará R$ 430 milhões. “Em princípio, estudamos a possibilidade de usarmos até material importado. Mas, devido à necessidade de que o local possa ser auto-sustentável e não apenas uma arena para a Copa, tivemos que fazer uns ajustes”, diz Yuri. O estádio terá capacidade para 42,5 mil torcedores. Também poderá ser utilizado para shows e congressos. Serão construídos ainda espaço para lojas e restaurantes, além de local para caminhadas e passeios em seu entorno.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/156068/visualizar/
emailfacebookgooglepluspinteresttwitterwhatsapp