Conab inspeciona estoques públicos em MT e outras regiões do país
Técnicos da área de fiscalização da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) iniciaram hoje a sexta etapa de inspeção dos estoques públicos em armazéns das regiões Centro-Sul e Nordeste. O trabalho segue até o próximo dia 14 e vai fiscalizar mais de 1,5 milhão de toneladas de produtos adquiridos por meio de programas governamentais, como a Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM), Contratos de Opção, Agricultura Familiar, Fome Zero, além de reservas da própria companhia e de terceiros.
Serão inspecionados estoques de milho, trigo, café, feijão e sisal em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Santa Catarina, Bahia e Sergipe. Pelo menos 80% do milho está em Mato Grosso. No total, a equipe da Conab vai realizar nove rodadas de fiscalizações neste ano, além de outras especiais, como no caso dos programas de subvenção econômica, visitando todas as regiões com estoques governamentais.
Seguro Rural
Também este mês serão inspecionados Prêmios de Seguro Rural, desta vez com 200 apólices, referentes ao primeiro quadrimestre de 2009. Serão visitadas propriedades rurais localizadas, principalmente, na região Centro-Sul. O trabalho faz parte de uma parceria da Conab com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que coordena a ação.
No mês passado, os técnicos concluíram a última etapa da programação de 2008, com o fechamento do terceiro quadrimestre do ano. Foram vistoriadas 1.498 propriedades em 17 estados, sendo grande parte (65%) em São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul, contingente que representa a amostragem de 2% das apólices requeridas junto ao Mapa. Entre as lavouras avaliadas, foram mensurados 162 mil hectares de soja, milho, arroz, uva, caqui, florestas e outros produtos, com utilização de tecnologia de geoprocessamento.
Comentários