Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sábado - 01 de Agosto de 2009 às 15:44
Por: Bruno Garcia

    Imprimir


O governador Blairo Maggi (PR) já emite claros sinais que não abrirá mão da presidência da Agência da Copa. Além disso, terá como braço direito na empreitada um dos republicanos mais ligados ao seu Governo e que goza de sua amizade pessoa: o ex-prefeito de Rondonópolis, Adilton Sachetti (PR). Compadre e afilhado político de Maggi, Sachetti assumiu, recentemente, o comando do "MT Legal", programa do Governo do Estado que tem como principal objetivo promover a regularização fundiária e ambiental das propriedades e das posses rurais localizadas em Mato Grosso.

Nesse processo, o secretário de Turismo e ainda presidente do Comitê Pró-Copa em Cuiabá, Yuri Bastos Jorge, praticamente foi rifado e não deve ocupar nenhum posto de destaque na cobiçada Agência da Copa.

As impressões foram repassada por fontes do MidiaNews, que participaram da reunião do governador Blairo Maggi com representantes do setor da construção civil, na quinta-feira (30), para tratar justamente de questões relacionadas ao Mundial de 2014.

Na ocasião, Adilton Sachetti teria comandado a reunião, contando com o aval de Blairo Maggi. A tendência é que o ex-prefeito assuma a diretoria executiva da Agência, cargo considerado de extrema importância.

Segundo as informações, o secretário Yuri Bastos participou da reunião somente como figurante, pois não teve direito à fala durante o encontro com os empresários. Esse fato, na prática, demonstraria que Yuri, um dos contados para assumirem um posto de destaque na Agência da Copa, vem perdendo força junto ao governador.

"Yuri está fora da Agência. Se ficar, será em um cargo sem destaque", disse uma fonte do MidiaNews. O secretário entrou num processo de desgaste depois que se envolveu numa briga particular com o promotor Jaime Romaquelli, por conta do polêmico projeto de instalação de um teleférico em Chapada de Guimarães. As discussões entre o promotor e o secretário foram parar na Justiça. A obra seria uma ameaça ao meio ambiente, pela ótica do representante do MPE.

Participaram da reunião representantes do Sindicato das Indústrias da Construção de Mato Grosso (Sinduscon-MT), Sindicato das Indústria da Construção Pesada do Estado (Sincop-MT), os secretários da Casa Civil e de Comunicação, Eumar Novacki, de Infraestrutura, Vilceu Marchetti, de Planejamento, Yênes Magalhães, de Administração, Geraldo de Vitto, e de Fazenda, Eder Moraes, além do ex-prefeito Adilton Sachetti.

Outro lado

Procurado pela reportagem, o secretário Yuri Bastos informou que está focado em cumprir as metas estabelecidas pela Fifa, para que Cuiabá seja subsede da Copa de 2014. Garantiu que não está fazendo nenhuma articulação para fazer parte da Agência.

"Temos muitos trabalhos pela frente e não estou preocupado em movimentações da Agência da Copa. Pelo que tenho visto, até o momento, existem apenas especulações por parte da Imprensa", disse Bastos.





Fonte: Midia News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/156203/visualizar/