Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 31 de Julho de 2009 às 21:40
Por: Flávia Borges e Patrícia Sanch

    Imprimir


O advogado Cláudio Stábile, que está em clima de campanha pela presidência da OAB-MT, afirmou em visita ao RDNews nesta sexta (31) que o apoio do atual presidente, Francisco Faiad, fortalece seu nome. Ele lembra que o grupo do qual faz parte já está no poder há cerca de 12 anos, primeiro com Ussiel Tavares e agora com Faiad, e garante que o bloco é tão forte que a 100 dias das eleições ainda não existe um candidato de oposição. "Esse grupo que eu faço parte está há 12 anos por vontade da categoria. Ninguém sentou na cadeira da presidência sem o aval da classe. Nós fomos escolhidos pelos advogados. Isso significa que nós estamos representando bem a classe", alega Stábile.

Ele entende que a vitória do grupo nas quatro últimas eleições ocorreu porque a classe vê uma possibilidade de melhorias da própria categoria. "A classe vê um espelho de suas reivindicações. Não existem quatro vitórias eleitorais sem uma razão. E essa razão é a preocupação deste movimento em respeitar o advogado. Tanto representamos a classe que hoje, a 100 dias das eleições, não existe um candidato de oposição".

Ao ser questionado sobre possíveis deficiências na administração Faiad, Stábile preferiu não criticar e pontou elogios ao colega. "A gestão Faiad conseguiu descentralizar, trazer para dentro da OAB a classe, tanto advogados mais jovens quanto os mais experientes e, assim, levar serviços de qualidade tanto na Capital quanto no interior". Ele diz que Faiad acertou "em quase tudo". "É claro que deve existir um ponto ou outro que mereça críticas, mas eu acho que não existe gestão perfeita, nem 100%", destacou Cláudio Stábile, em visita nesta sexta à sede do RDNews.

Sobre as críticas disparadas à diretoria acerca de uma suposta posição partidária dentro da OAB, Stábile sai novamente em defesa de Faiad, mas ressalta que não é filiado a partido político. "Não acredito que a gestão atual tenha feito algum tipo de política partidária na Ordem." Stábile considera natural Faiad ter sido convidado a disputar as eleições do ano passado, como vice-prefeito na chapa encabeçada pelo prefeito reeleito de Cuiabá, Wilson Santos (PSDB). "Isso é natural, até mesmo porque onde é que as pessoas vão procurar candidatos honrados, de currículo? Com certeza nas entidades de classe".

Além de Stábile, são tidos como candidatos João Vicente Scaravelli e João Celestino Corrêa da Costa. Há outros nomes da oposição citados mas, por enquanto, estão na fase de ensaio.

A eleição acontece em 19 de novembro deste ano. O mandato é de três anos e proporciona visibilidade, tanto que a disputa pela presidência é bastante acirrada. A diretoria é composta por cinco membros: presidente, vice, primeiro-secretário, secretário-adjunto e tesoureiro. Existe ainda o Conselho Estadual com 26 titulares e 13 suplentes. Este número, porém, deve ser alterado. Após uma mudança no artigo 106 do Regulamento do Estatuto da Advocacia e da OAB, passam a ser "contemplados" 33 conselheiros titulares e 16 suplentes. Em todo o Estado são cerca de 8,5 mil advogados, além de 4 mil estagiários. Só votam advogados e que estejam em dia com a anuidade.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/156245/visualizar/