Henry não crê que ações vão prejudicar Riva ou projeto do PP
O deputado federal Pedro Henry (PP) avalia que, certamente, as ações movidas pelo Ministério Público Estadual (MPE) contra o potencial candidato progressista ao governo do Estado ou ao Senado, em 2010, o deputado estadual José Riva (PP), deverão ser usadas contra o parlamentar estaudal numa eventual campanha majoritária. Contudo, Henry não crê que esse tipo de "retaliação" poderá prejudicar eleitoralmente os projetos políticos de Riva e do PP.
Além disso, o Pedro Henry alega que ocorreram abusos especulativos dentro do desdobramento jurídico-político e as ações propostas pelo MPE foram usadas politicamente para denegrir a imagem de Riva.
Para Pedro Henry, o nome mais forte do PP no Estado é o de José Riva e, por isso, ele defende que o deputado estadual, que é o presidente da mesa diretora da Assembléia Legislativa, dispute o cargo de governador do Estado. Riva tem prefência pela disputa por uma das vagas de senador. Apesar dessa preferência, Riva vem sofrendo uma forte pressão para disputar o governo do Estado.
Henry salienta que, mesmo com os processos sendo usados contra o deputado, principalmente numa campanha para governador, não se pode condená-lo previamente, já que não foi julgado sequer em primeira instância.
“As campanhas políticas são feitas e realizadas usando-se todos os instrumentos e uma estratégia que muitos políticos têm usado, principalmente os que não têm trabalhos prestados, é denegrir a imagem do adversário para tentar diminui-lo e tentar crescer em cima disso. Não tenho dúvida de que isso será usado, agora se isso irá prejudicar quem irá avaliar é o povo, mas vai ter o momento certo para ser feito isso”, afirmou em entrevista ao Olhar Direto.
Pedro Henry destaca ainda que atividade política é inerente a uma suscetibilidade de ações jurídica e poucos são os que não as têm. “O Riva não é exceção a essa regra. Agora o fato de ele ter essas ações não significa que ele seja culpado. Ninguém nesse país desde que foi instituída a democracia pode ser considerado culpado antes de ser julgado em todas as instâncias”, defendeu.
Pedro Henry revelou que as pesquisas realizadas pelo partido e que não foram divulgadas não revelam prejuízo para imagem de Riva. “Então eu acho que o trabalho dele somado a essa ausência de prejuízo de imagem coloca ele na condição de disputa para qualquer cargo”, afirmou.
Comentários