Em Sinop, Silval tem frente ampla e ganha até de Santos
De acordo com o instituto Mark, Silval conta com 28,6% das intenções de voto em Sinop, contra 17,3% acumulados pelo segundo colocado, o deputado estadual Otaviano Pivetta (PDT), ex-prefeito de Lucas do Rio Verde. Silval tem respaldo do prefeito sinopense Juarez Costa, que se transformou em principal cabo eleitoral do colega peemedebista. Com 14,90% Jayme Campos (DEM) aparece em terceiro lugar, mas empatado tecnicamente com Pivetta e com Wilson Santos, que detém 10,3%. Em seguida, vem o empresário Mauro Mendes (PR), que tem 2,7% de intenção de votos, o juiz federal Julier Sebastião da Silva, com 1,9% e o ex-prefeito de Rondonópolis Percival Muniz com 0,5%.
Se o candidato do PR fosse o deputado estadual e ex-presidente da Assembleia Sérgio Ricardo, em vez de Mauro Mendes, Silval manteria a liderança com 29,7%. Ele impõe frente ampla também se o nome do PR para governador fosse o do prefeito de Água Boa Maurício Tonhá, o Maurição. Os dados mostram que em Sinop, o vice-governador conseguiu construir base sólida rumo à sucessão estadual de 2010, com ajuda do seu principal cabo eleitoral, o ex-deputado e prefeito Juarez Costa. Num cenário em que os pesquisadores excluem o nome de Silval, e mantêm no páreo Santos, Pivetta, José Riva, Julier e Muniz, o pedetista levaria vantagem sobre o tucano, mas ficaria no empate técnico. Pivetta é o preferido de 19,7% dos entrevistados. Santos teria 18,1% das intenções de voto em Sinop.
Num eventual segundo turno entre Santos e Jayme, o embate seria acirradi. O tucano teria 25,1% das intenções de voto, enquanto Jayme ficaria com 24,9%. Os indecisos chegam a 43,8%. Se a disputa fosse contra o empresário Mauro Mendes, Santos também levaria vantagem: 27% a 10,5%. Num confronto entre Wilson Santos e Silval Barbosa, o peemedebista imporia uma frente "elástica" de 21,6 pontos percentuais de vantagem. O placar seria 40,8% a 19,2%.
Comentários