Sobrinho divide com Riva a liderança para o Senado
As pesquisas espontânea e estimulada do instituto Mark apresentam um nome surpresa para senador, junto aos eleitores de Sinop. Trata-se do ex-vice-governador e ex-deputado Oswaldo Sobrinho (PTB), hoje secretário de Governo do prefeito cuiabano Wilson Santos (PSDB). O nome de Sobrinho figura com 4,9% nas intenções de voto na espontânea e com percentuais entre 16% e 17% na estimuladas. O petebista divide a liderança para a senatória com o presidente da Assembleia, o deputado de quarto mandato José Riva, cacique do PP.
Na abordagem espontânea, o entrevistado menciona o nome do futuro candidato a senador sem auxílio de uma listagem. Em Sinop, Sobrinho figura com 4,9%, assim como José Riva, que aparece com 4,1%. Ambos estão empatados tecnicamente, considerando que a margem de erro é de 5% para mais ou para menos.
O nome do deputado federal licenciado Wellington Fagundes (PR) conta com 2,2% das intenções de voto junto aos eleitores sinopenses. O também deputado federal Carlos Abicalil (PT) e o ex-senador Antero Paes de Barros (PSDB) estão empatados na quarta colocação, com 0,8%. A senadora Serys Marly (PT) tem a preferência de apenas 0,3% dos entrevistados.
Estimuladas
Numa simulação em que foram projetados como possíveis candidatos à senatória os nomes de Riva, Sobrinho, Antero, Abicalil, Wellington Fagundes, do senador Gilberto Goellner (DEM) e do procurador da República Pedro Taques, quem lidera é o deputado do PP José Riva, com 22,4% das intenções de voto. Ele aparece empatado tecnicamente com Sobrinho, que tem 17,8%. Antero sobe para a terceira colocação, com 9,7%, seguido de Abicalil, que acumula 8,4%. Fagundes cai para o quinto lugar, com apenas 5% das intenções de voto. Goellner soma 3% e, Taques, na lanterna, detém 1,1%. Nesse cenário (estimulada 1), o índice de indecisos é de 30,7%. Apenas 1,9% dos entrevistados declarou que, se os candidatos fossem estes, votaria em branco.
Quando a pré-candidata do PT é a senadora Serys Marly, no lugar do deputado Carlos Abicalil, as chances dos petistas reconquistarem uma das duas cadeiras no Senado diminuem (ver quadro 2). Ela figura na quinta colocação, com 5,4% das intenções de voto, e ainda empatada tecnicamente com Wellington Fagundes, que soma 5%.
Na liderança figura novamente o nome de Riva, com 20,7%, seguido por Sobrinho, que acumula 16,8%. Antero se sustenta na terceira colocação e tem a preferência de 9,2% dos sinopenses. Goellner aparece em penúltimo, com 3,1%, seguido por Taques, que é lembrado por apenas 1,2% dos entrevistados. O índice de indecisos é de 35,9%. Outros 2,7% anulariam o voto. A pesquisa foi feita pela Mark entre 19 e 20 de julho. Os pesquisadores percorreram 37 bairros da zona urbana de Sinop e entrevistaram 370 pessoas.
Comentários