Dorner e Leitão lideram corrida para deputado federal
Se as eleições à Câmara dos Deputados fossem hoje, o pecuarista e empresário da comunicação Roberto Dorner, que trocou recentemente o PSDB pelo PP, teria a maior votação em Sinop, onde ele próprio reside e mantém negócios empresariais. O nome de Dorner aparece, na pesquisa espontânea do instituto Mark, com 7,8% das intenções de voto. A amostragem foi feita nos dias 19 e 20 de julho. Foram ouvidos 370 moradores, todos da zona urbana de Sinop. A margem de erro é de 5% para mais ou para menos.
O nome do ex-prefeito do município, Nilson Leitão (PSDB), figura em segundo lugar, mas empatado tecnicamente com Dorner. O tucano tem a preferência de 5,9% dos entrevistados. Leitão foi prefeito por dois mandatos. Antes, atuou como deputado estadual por alguns meses.
O deputado federal Carlos Bezerra (PMDB) aparece na terceira colocação, na pesquisa espontânea, com 2,2% das intenções de voto. Com 1,6% figuram os nomes da deputada federal Thelma de Oliveira (PSDB) e do ex-governador e conselheiro aposentado do TCE, Júlio Campos (DEM), candidato derrotado à Prefeitura de Várzea Grande em 2008. Os deputados federais Homero Pereira e Wellington Fagundes (licenciado), ambos do PR, e os estaduais Mauro Savi, líder do governo na Assembleia, e Dilceu Dal Bosco (DEM), têm 1,1% das intenções de voto cada. O deputado federal Carlos Abicalil (PT) foi lembrado por 0,8% dos entrevistados.
Ex-prefeito de Cáceres, o deputado federal Pedro Henry acumula 0,5%, mesmo índice obtido pelo secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Chico Daltro. Ambos são do PP. O deputado federal Valtenir Pereira (PSB), ex-vereador por Cuiabá, tem 0,3% de intenção de voto, assim como o presidente da Assembleia, deputado José Riva (PP). O índice de indecisos é elevado: 73%. Adiantou que votaria em branco 1,1% dos entrevistados. Mato Grosso conta com oito vagas na Câmara dos Deputados. Dos parlamentares, somente Fagundes não pretende buscar a reeleição. Ele sonha com cadeira de senador.
Estimulada
Na pesquisa estimulada, os pesquisadores apresentam aos entrevistados uma listagem com nomes de possíveis concorrentes, principalmente pela região. Nesse caso, foram lembrados os nomes de Dorner, Leitão, do empresário sinopense Paulo Fiúza (PP), Bezerra, Thelma, Júlio, Homero, Wellington, do suplente de deputado federal Neri Geller (PP), Mauro Savi, Dilceu Dal Bosco, Abicalil, Pedro Henry, Chico Daltro, Valtenir, do deputado federal Eliene Lima (PP), do suplente na Câmara Federal Eduardo Moura (PPS), e de Riva.
Neste cenário, o empresário Dorner dispara e chega a 23% das intenções de voto em Sinop. O ex-prefeito Nilson Leitão (PSDB) aparece empatado tecnicamente com Dorner. O tucano tem 17,8%. Derrotado para prefeito nas urnas do ano passado, Paulo Fiúza conta com 7,3%, seguido de Mauro SAvi, com 5,9%. Bezerra é citado por 4,3% dos entrevistados, enquanto Thelma de Oliveira figura com 3%. O mesmo índice foi obtido por Júlio Campos. Wellington Fagundes tem 2,7% das intenções de voto. Geller está com 1,9%; Daltro, 1,6%; e Homero 1,4%. Valtenir aparece com 0,8%. Na lanterninha com 0,5% aparecem os nomes de Eliene, de Pedro Henry e de Eduardo Moura, que tem base eleitoral na região do Araguaia.
Comentários