Em Lucas, Riva lidera ao Senado; Abicalil e Antero ficam empatados
Se as eleições para senador fossem hoje, em Lucas do Rio Verde, o presidente da Assembleia, deputado José Riva (PP), seria o mais votado. Pesquisa do instituto Mark, feita no último dia 18, revela que o parlamentar está com 3,1% das intenções de voto. Trata-se de uma amostragem espontânea, situação em que o entrevistado cita o nome do seu pretenso candidato sem auxílio de uma relação dos possíveis concorrentes à cadeira no Congresso Nacional.
Além de Riva, somente outros dois nomes foram citados espontaneamente pelos eleitos como preferidos ao Senado, o do deputado federal Carlos Abicalil (PT) e do ex-senador Antero Paes de Barros (PSDB). Ambos aparecem com apenas 0,4%. Por outro lado, 94,3% não se arriscaram a dizer em que votarão para a senatória, afinal, o pleito só acontece daqui a 14 meses. A margem de erro é de 5% para mais ou para menos.
Na pesquisa estimulada, em que os pesquisadores citam os nomes dos virtuais candidatos, como de Riva, Antero, Abicalil, do senador Gilberto Goellner (DEM), do secretário de Governo de Cuiabá, Osvaldo Sobrinho (PTB), do deputado federal licenciado Wellington Fagundes (PR), e do procurador da República em São Paulo, Pedro Taques, o presidente da Assembleia aparece com 13,4%, empatado tecnicamente com Abicalil, que detém 10,5% das intenções de voto. Na terceira colocação estão empatados Goellner e Sobrinho, com 6,4% ambos. Fagundes vem em seguida, com 4,2% e, Taques, com 2,4%. O número de indecisos é de 40,6%. Anulariam o voto 6,5%.
Num outro cenário, em que os pesquisadores citam o nome da senadora Serys Marly como virtual candidata à reeleição em detrimento do colega petista Carlos Abicalil, as intenções de voto no PT caem para irrisórios 3,1%. Ela aparece na terceira colocação, empatada tecnicamente com Fagundes, que tem 3,3%. Riva e Antero são os preferidos com 13,4% e 9,2%, respectivamente. Em segundo lugar aparecem Goellner, com 8,3% e, Sobrinho, com 7%. Na lanterna está Pedro Taques, com 2,2%. O número de indecisos é de 46,3%. Outros 7,2% disseram que votariam em branco.
Pesquisa
O levantamento foi feito pelo Mark instituto em 18 de julho, com 228 moradores de 17 bairros de Lucas do Rio Verde, sendo eles centro, Pioneiro, Menino de Deus, Alvorada, Bandeirantes, Jardim Imperial, Sadia, Rio Verde, Vila Goiás, Dalastra, Veneza, Jardim Palmeiras, Alphavile, Cerrado, Ventura, Primavera e Cidade Nova. Dos entrevistados, 45,6% têm primeiro grau completo e/ou segundo grau incompleto. Outros 37,3% terminaram o segundo grau e/ou não terminaram o curso superior. A renda de 54,4% é de um a cinco salários mínimos. Outros 39% ganham entre cinco e 10 salários mínimos.
Comentários