Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Terça - 21 de Julho de 2009 às 10:03
Por: Leandro J. Nascimento

    Imprimir


A colheita de milho segunda safra avança em Lucas do Rio Verde. O último balanço da Secretaria de Agricultura mostra que 65% a 70% da produção foram captados, o que representa em torno de 100 mil hectares percorridos. Neste ano, o município destinou à cultura em torno de 140 mil hectares, número inferior o ciclo de 2008. Mesmo assim, os resultados das duas épocas devem ser semelhantes.

“Tivemos um atraso na colheita porque o plantio foi mais tarde. A produtividade está superando as expectativas e achamos que vamos passar da média de 65 a 70 sacas, que sempre é registrada. Este ano estimamos de 70 a 75", declarou a secretária Luciane Copetti, ao Só Notícias/Agronotícias. Estima-se que a produção no município varie de 650 a 700 mil toneladas.

“No ano passado, tivemos 730 mil toneladas mas eram 170 mil hectares plantados”, destaca. Copetti explica ainda que agricultores têm sido orientados sobre o melhor horário para a colheita. O principal objetivo é evitar acidentes no campo como os ocasionados pelo fogo. Um diagnóstico da secretaria mostrou que mais de 90% dos casos iniciaram a partir de faíscas dos maquinários.

Ano passado o município perdeu de 800 a mil hectares de milho em pé devido ao focos. De palhada de milho foram cerca de 25 mil hectares atingidos. “Recomendamos os produtores que não colham das 9h30 às 14h30. Está havendo um número menor de queimadas”, exemplifica.





Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/156942/visualizar/