Senador se empolga e admite candidatura ao governo
Em evento no interior do Estado, Jayme Campos deixa de lado discurso de resistência para se colocar à disposição de bases do partido
Entusiasmado pela presença de pelo menos quatrocentos líderes partidários, prefeitos e vereadores, o senador Jayme Campos (DEM) admitiu, pela primeira vez durante a série de encontros regionais do partido, que “se é vontade das bases, está pronto para assumir a disputa ao governo em 2010”. A declaração do parlamentar, feita durante ato político da legenda realizado no último fim de semana, em Colíder, animou ainda mais a direção da sigla no Estado – que desde o início do ano trabalha internamente a meta de construir candidatura própria.
De acordo com o presidente estadual do partido, Oscar Ribeiro, o senador democrata deu claros sinais de que irá de fato encabeçar chapa majoritária. “Talvez animado com a grande presença de participantes no encontro realizado em Colíder, o senador praticamente aceitou disputar o governo. Ele disse que se for a vontade do partido, como é, aceitará a missão”, enfatizou o dirigente partidário. Até então, Jayme vinha demonstrando no discurso certa resistência à candidatura ao Palácio Paiaguás.
O evento, segundo Oscar, contou com a presença de representantes da sigla de municípios como Alta Floresta, Apiacás, Itaúba, Marcelândia, Nova Canaã do Norte, Nova Guarita, Nova Santa Helena, Sorriso e Terra Nova do Norte, além de Colíder. Ao avaliar o teor principal do ato, o presidente Oscar Ribeiro admitiu que é crescente no partido os debates sobre o processo sucessório do próximo ano.
Os deputados José Domingos e Dilceu Dal Bosco, presentes no encontro, impulsionaram a legenda a lançar chapa majoritária. Segundo Oscar, os deputados conclamaram os líderes da sigla a realizar “uma forte e vitoriosa atividade partidária visando às eleições de 2010”. Eles também reforçaram a idéia de que o partido estará participando das eleições gerais por meio do lançamento de chapas majoritária e proporcional. Nesse contexto, destacaram o nome do senador como via para chegar ao comando do Palácio Paiaguás.
O encontro também contou com a participação do ex-governador Júlio Campos – que tem seu nome cotado na legenda para disputar vaga na Câmara Federal. O ato também serviu para adesão de novos filiados e ainda para discutir nomes que irão compor as proporcionais. No evento também foi anunciado o nome do vereador de Sinop Ademir Antônio Bertoli como candidato a deputado federal.
Mesmo reconhecendo que o partido caminha para o lançamento de um projeto próprio, Oscar Ribeiro destacou que a sigla ainda prefere esperar o momento oportuno para debater alianças para o próximo embate eleitoral. Segundo ele, o DEM mantém compromisso de discutir vias com todos os partidos que desejam contribuir para a construção de um novo plano de gestão para o Estado. Nesse sentido, destaca mais uma vez que o Democratas incluiu em seu rol de possibilidades de alianças legendas como o PR e o PSDB.
Comentários