Repórter News - reporternews.com.br
Monitoramento da Assistência Social no polo de Várzea Grande Monitoramento da Assistência Social no polo de Várzea Grande
Governo conclui ação de monitoramento nos 141 municípios do Estado
Desenvolvido num formato pedagógico, o Monitoramento da Assistência Social 2013 encerrou na quinta-feira (19.12) as atividades, com a realização de uma oficina técnica em Várzea Grande. Participaram gestores de Cuiabá, Poconé, Santo Antônio de Leverger, Nossa Senhora do Livramento, Chapada dos Guimarães, Nova Brasilândia, Planalto da Serra, Barão de Melgaço, Acorizal e Jangada.
Os números referentes à ação de monitoramento dos programas socioassistenciais, executada pelo Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT), demonstram a dimensão do trabalho voltado ao aprimoramento das políticas públicas inseridas no Sistema Único da Assistência Social (Suas). Foram percorridos 141 municípios e visitados 175 Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e 46 Centros de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) nos últimos cinco meses, abrangendo toda a rede de proteção social básica e especial do Estado de Mato Grosso.
Presente na solenidade de encerramento dos trabalhos, a secretária de Estado de Trabalho e Assistência Social, Roseli Barbosa, destacou o papel do Governo em municiar os municípios com as devidas orientações para que os serviços e programas cheguem àqueles que precisam. “É dever do Estado dar todo o suporte técnico para que os municípios executem da melhor forma as ações voltadas ao atendimento do nosso público alvo da Assistência Social, que são as pessoas em situação de vulnerabilidade. E essa foi a principal prerrogativa nessa ação de monitoramento”, pontuou.
De acordo com o secretário adjunto de Assistência Social da Setas-MT, Jean Estevan Campos Oliveira, o trabalho precisou ser mais minucioso nas cidades que contam com novas gestões, já que a maioria dos gestores desconheciam, no primeiro momento, as políticas públicas e os procedimentos administrativos necessários à execução em sua plenitude. “Não fomos aos municípios para punir os gestores e sim nos colocar à disposição para dar todo o apoio necessário, em especial às administrações que estão no início de gestão. Após percorrer todas as regiões do Estado, podemos afirmar que Mato Grosso está sim no caminho da efetivação do Sistema Único da Assistência Social”, avaliou.
Fonte:
Assessoria/Setas-MT
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/1571/visualizar/
Comentários