Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 15 de Julho de 2009 às 09:10
Por: Marcos Lemos

    Imprimir


A instabilidade dentro do Democratas ficou clara ontem por meio de ligações vindas do interior solicitando informações a respeito da possibilidade do partido de autorizar os quatro deputados estaduais, mais precisamente Gilmar Fabris e Wallace Guimarães a deixarem a sigla, já que não aceitam cumprir com as determinações adotadas pelo partido em relação as posições adotadas com vista a sucessão estadual de 2010. O presidente, Oscar Ribeiro, evitou tratar da questão diretamente, reconhecendo haver um descontentamento da base com relação a posição dos parlamentares, mas que entende ser necessário resguardar sua condição de presidente como possível julgador do impasse. "Se tiver que decidir quero fazê-lo de forma isenta", explicou.

O que mais se ouviu ontem é que com o fim das candidaturas natas, o partido vai cobrar posição e dedicação dos parlamentares, sob pena de não conceder a eles o direito de disputar uma eventual reeleição ou candidatura a outras vagas pelo Democrata. Isto se concretizar representa dizer que sem partido os mesmos não podem ser candidatos, pois a filiação partidária é uma exigência da legislação eleitoral.

Mesmo com o clima endurecido, não se houve falar em expulsão ou acionamento do Conselho de Ética, até porque a base não veria os parlamentares como "persona non grata", exigindo apenas que eles cooperem e participem das decisões partidárias independente de candidaturas ou de coligações.

O certo mesmo é que a pressão para que se adote uma decisão contra os parlamentares é grande, principalmente em relação aos deputados Gilmar Fabris e Wallace Guimarães, este segundo que inclusive foi denunciado na Comissão de Ética, mais tarde absolvido, por ter nas eleições municipais de 2008 apoiado a candidatura da oposição e ter se rebelado contra o partido por não ter sido escolhido como candidato.

A proximidade com o governo do Estado é outro motivo que torna o relacionamento entre o partido e os deputados conflituoso. Recentemente os quatro parlamentares decidiram não participar de um encontro ampliado do DEM, com o PSDB e o PTB em Cáceres, provocando uma celeuma que deixou arranhada a unidade que o partido sempre teve em relação ao senador Jaime Campos e os deputados estaduais.

O Democratas têm hoje dois senadores, Jaime Campos e Gilberto Goellner, e quatro deputados estaduais, Dilceu Dal"Bosco, José Domingos Fraga, Gilmar Fabris e Wallace Guimarães, 23 prefeitos, 15 vice-prefeitos e 158 vereadores somando 202 cargos eletivos.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/157276/visualizar/