Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Quinta - 04 de Julho de 2013 às 03:56

    Imprimir


A preparação de Cuiabá rumo à Copa de 2014 fechou o mês de maio com atrasos em mais de 80% das obras em andamento e manteve inalterada a situação de ações que, embora fundamentais para o evento, não foram sequer iniciadas. O cenário está descrito nas 92 páginas do quinto levantamento técnico realizado por auditores do Tribunal de Contas (TCE) a partir de dados fornecidos pela Secopa (Secretária Extraordinária da Copa do Mundo FIFA 2014).


 
O trabalho, divulgado ontem, mostrou que, embora tenha havido progresso em relação a pontos críticos, como a Arena Pantanal, o ritmo dos trabalhos segue aquém do necessário e, em alguns casos, com atrasos superiores 180 dias.


 
"Algumas ações essenciais à realização do evento, como a construção do FIFA Fan Fest, dos Centros Oficiais de Treinamento, das instalações complementares da Arena Pantanal, ainda estão em fase inicial ou não foram licitadas", diz o documento.


 
Segundo ele, o descompasso entre o cronograma e a execução é "crítico" na obra do Centro de Treinamento (COT) da Barra do Pari, em Várzea Grande. Desde o dia 15 de outubro do ano passado, quando foi expedida a ordem de serviço para a obra, pouco mais de 6,3% foram executados.


 
"Muitas obras apresentam atrasos consolidados significativos, sendo que em alguns contratos eles superam o prazo de execução inicialmente previsto da obra", apontou o conselheiro Antônio Joaquim, relator das contas da Secopa, em nota técnica.


 
Outras obras destacadas negativamente foram as da pavimentação das ruas do entorno da Arena Pantanal, restauração do córrego Mané Pinto e da Avenida 8 de Abril, e a implantação do coletor tronco. "Como se nota, a atual situação não apresentou muitos avanços", lamentou o conselheiro.


 
Entre os pontos positivos, o TCE cita a recuperação no ritmo das obras da Arena Pantanal, que atingiu em maio 73,7% de conclusão. O resultado, no entanto, segue abaixo do estabelecido pela Secopa no "plano de providências" destinado a cumprir o cronograma -entrega da obra em outubro próximo


 
O plano previa 100% de execução das estruturas metálicas da obra até abril, o que até o final de maio não havia ocorrido. "A estrutura metálica (...) apresenta-se 78,58% executada. Portanto, apesar do incremento no ritmo dos serviços, os serviços referentes ao caminho crítico estão atrasados."


 
Em relação à obra do VLT, o relatório aponta que 34,03% do projeto haviam sido executados até 31 de maio. No cronograma original, que prevê a entrega da obra em março de 2014, o percentual de conclusão deveria estar em 60%.


 
Procurada, a Secopa não comentou o relatório.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/15732/visualizar/