Base do DEM quer excluir os parlamentares estaduais
O descaso e rejeição às decisões adotadas pelo partido visando adquirir força e participação popular, podem levar o DEM a conceder o direito dos seus quatro deputados estaduais, principalmente os deputados Gilmar Fabris e Wallace Guimarães deixarem a sigla sem qualquer tipo de medida ou ação judicial pela fidelidade partidária. Além de fabris e Wallace, são filiados Dilceu Dal"Bosco e José Domingos Fraga. Pelo entendimento legal do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os mandatos, principalmente dos proporcionais, pertencem aos partidos políticos, pois não há como candidatos se elegerem sem o apoio da sigla e sem os votos dos demais candidatos.
No último encontro do Democratas em Alto Garças, no sábado (11), novamente nenhum deputado estadual esteve presente ao evento, o que levou a críticas da base que cobrou da executiva uma posição mais endurecida em relação a rebeldia dos parlamentares estaduais que foram apontados como interessados apenas em seus próprios problemas. Tanto Gilmar Fabris, quanto Wallace Guimarães foram taxados de traidores, quinta coluna pelos participantes do encontro.
Na primeira reunião conjunta do DEM com o PSDB e o PTB, o clima pela decisão da bancada em não participar do evento como forma de resguardar o governo do Estado de possíveis críticas dos tucanos já havia deixado um clima de tensão e racha entre a cúpula e os parlamentares estaduais. No encontro em Barra do Garças, só que desta vez somente do DEM, novamente os deputados não compareceram acirrando ainda mais o relacionamento e a gota d"água acabou sendo o encontro de Alto Garças, onde a base eleitoral tem participado ativamente e defendido que o partido adote uma postura de independência, o que é rejeitado pelos deputados estaduais.
Pedidos estão sendo formalizados pelos diretórios municipais para que a Executiva Regional libere os deputados estaduais que não concordam com as regras e ordens do Democratas e caminham em lados opostos ao decidido pela maioria da sigla e seus filiados. O que mais incomodaria os filiados do DEM é o fato da bancada estadual ser muito mais próxima do governo do Estado do que propriamente do partido que é integrante do arco de alianças que elegeu por duas vezes o governador Blairo Maggi.
Outro lado - O presidente do DEM, Oscar Ribeiro, e os senadores Jaime Campos e Gilberto Goellner não foram encontrados para falarem da crise interna dentro do Democrata.
Comentários