Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 06 de Julho de 2009 às 13:44
Por: Aline Ferreira

    Imprimir


Com a presença dos prefeitos dos municípios de Denise, Santo Afonso, Nova Olímpia, Diamantino, Nova Maringá, São José do Rio Claro e Alto Paraguai, participação de secretários de agricultura e representantes, a reunião do consórcio da Bacia do Alto do Rio Paraguai que conta com a presidência do prefeito Farid Tenório foi realizada no último dia 03 no município de Arenápolis, sede do consórcio.

Entre os assuntos em pauta, foram discutidas ações para o fortalecimento de cadeias produtivas que são vigorantes na região, como a piscicultura que vêm adquirindo forças como no município de Alto Paraguai que em parceria com o MT Regional junto ao Consórcio tem investido para garantir aos pequenos e médios produtores uma produção com qualidade e de proporção considerável para atender a procura do mercado. Outra aposta do consórcio e dos municípios é a cadeia produtiva do leite, no último dia 02/07 (quinta-feira), o superintendente de desenvolvimento do MT Regional junto ao Consórcio José Benedito Cândido de Souza e o secretário executivo Arnaldo Luiz Pereira participaram da entrega de 20 mil doses de sêmem de gado holandês, segundo Dito, sêmens sexados e de alta qualidade. Reforçou aos municípios a importância de participar desse programa e aqueles que manifestarem interesse contarão com o apoio do consórcio para aquisição das doses.

Em seqüência, o superintendente Dito falou sobre investimento do governo do estado em fruticultura, em parceria com a Tropical Polpa de Frutas que se compromete adquirir a produção dos pequenos e médios produtores, principalmente dos agricultores familiar, os incentivando plantar de 1 a 2 hectares e sobre uma reunião prevista em entre os dias 09 e 10 de julho na sede da empresa em Tangará da Serra com participação do governador em exercício Silval Barbosa.

Outro assunto discutido foi sobre um levantamento realizado para o melhor suporte dos municípios que compõe o consórcio na zona rural, parceria entre os municípios e a EMPAER (governo do estado). Segundo o estudo, cada consórcio intermunicipal arcaria com aproximadamente R$ 1 milhão de reais em contrapartida e do governo mais de R$ 23 milhões no total, investindo profissionais de nível técnico, superior, suporte físico e administrativo. O prefeito Farid acrescentou que a EMPAER realmente necessita de uma melhoria na estrutura de atendimento, pois assessora de maneira significativa os pequenos produtores rurais. Hoje, oito mil famílias de assentados fazem parte do Consórcio Intermunicipal da Bacia do Alto do Rio Paraguai.

Foi fundamentada também a discussão sobre proposta da AMM, de se aumentar o Índice de Participação dos Municípios (I.P.M) junto à União, já que inúmeros fatores como a crise mundial contribui para que o repasse reduzisse consideravelmente.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/157699/visualizar/