Maksuês diz que proibição da Sejusp cria "monstros"
O deputado e apresentador de TV Maksuês Leite (PP) criticou a portaria da secretaria estadual de Justiça e Segurança Pública, a Sejusp, publicada no último dia 24, que proíbe a divulgação de imagem de suspeitos detidos pelas polícias Civil e Militar. Segundo o parlamentar, a nova normativa contribui para a criação de “monstros” e a disseminação do sentimento de impunidade entre os criminosos. “Isso é uma verdadeira piada. O bandido prende o marido, estupra a mulher, e ainda não podemos mostrar a cara dele. Tudo porque ele está sob a tutela do nosso primoroso sistema penitenciário”, ironizou.
Conforme a portaria, fica autorizada apenas divulgação de retrato falado e imagem de pessoas foragidas da Justiça com ordem de prisão decretada ou com a necessidade de exposição fundamentada pelo condutor do inquérito policial. “Tem muitas vítimas que veem a cara dos bandidos na TV e vão à delegacia denunciar. Assim, a pena é elevada. Agora ninguém mais vai saber o que está acontecendo direito”, argumenta o progressista.
A portaria da Sejusp foi publicada depois que o Ministério Público Estadual determinou, por meio do promotor titular, Alexandre Guedes, que em 45 dias a Sejusp impedisse a divulgação das imagens dos detentos, sob pena de ser proposta medida judicial pertinente. Segundo o MP, o cidadão preso, inocente ou culpado, está apenas sob acusação. “É preciso lembrar que essas pessoas presas têm pais, filhos, irmãos e amigos”, argumenta o promotor. Já Maksuês afirma que o MP está equivocado e, por isso, quer discutir o assunto na Assembleia Legislativa. “Vamos reunir jornalistas e o MP para debater o assunto”, afirma.
Já o deputado Carlos Brito (PDT), que assumiu após a licença do titular Otaviano Pivetta, discordou das colocações do progressista. “Eu acho que a mídia muitas vezes destrói a imagem dessas pessoas. Uma nota de esclarecimento não é o suficiente para reverter a exposição”, argumenta Brito, que viu seu filho envolvido em um assassinato no ano passado.
Comentários