Prefeito de Leverger sofre nova derrota na Justiça Eleitoral
O prefeito cassado de Santo Antônio do Leverger, Faustino Dias Neto (DEM), perdeu nesta terça (30) mais um recurso no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Por maioria, o Pleno negou o recurso pleiteado pela defesa na tentativa de reverter a sentença expedida pelo juízo da 38ª Zona Eleitoral por abuso de poder político e uso indevido de veículos de comunicação.
Segundo o procurador eleitoral Thiago Lemes de Andrade, que pediu a negação do recurso a Faustino, a publicação do informe publicitário no jornal Folha do Estado influenciou o resultado da eleição em Santo Antônio. “Foi uma matéria de meia página e que desequilibrou o pleito. O próprio Faustino reconheceu a infração, mas alegou que a publicação não influenciou no resultado”, apontou.
Conforme a sentença expedida pela 38ª Zona Eleitoral, ao publicar o informe publicitário, Faustino incorreu nos crimes de uso indevido de veículos de comunicação e abuso de poder político, já que à época exercia o cargo de prefeito.
Faustino foi reeleito com 5.776, apenas 18 a mais que a segunda colocada, Maria da Glória Ribeiro Garcia (PP), a Glorinha. Além de uso indevido dos veículos de comunicação, ele teve o diploma cassado pelo então juiz da 38ª Zona Eleitoral, Lídio Modesto, por compra de votos. O magistrado também determinou a perda dos direitos políticos de Faustino por três anos e multou-o em R$ 10 mil. Desde 27 de fevereiro, o presidente da Câmara de Santo Antônio do Leverger, Harrisson Benedito (PSDB), despacha na prefeitura.
Comentários