Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 01 de Julho de 2009 às 01:35
Por: Gilson Nasser

    Imprimir


A Assembleia Legislativa de Mato Grosso debateu na manhã desta terça-feira as soluções para combater a violência contra as crianças e adolescentes na cidade de Jangada (localizada a 80 quilômetros de Cuiabá). O município, apesar de pequeno, é o que proporcionalmente mais registrou crimes desta natureza nos últimos meses. Segundo dados repassados pela prefeitura, em pouco mais de 60 dias foram 22 ocorrência de abuso contra menores.

Durante mais de três horas de debates, as autoridades presentes se interaram da situação e apontaram medidas a serem tomadas para conter a escalada da violência no município.

A partir dos debates, as autoridades competentes irão tomar as medidas sugeridas para atuarem no combate a violência.

O Coronel Gil, responsável pelo Comando Regional II, informou que hoje, Polícia Militar disponibiliza um efetivo de apenas cinco policiais para Jangada. O número é considerado pequeno, principalmente quando for necessário atender a zona rural da cidade. “Com a estrutura que temos, nossos homens fazem um trabalho excelente para resguardar a segurança da população”, disse.

O prefeito da cidade, Gauchinho (PT), colocou a prefeitura a disposição das autoridades para colaborar com as autoridades competentes visando conter os casos de violência presentes no município. “Mesmo sendo dever do Estado, temos que colaborar por uma melhor segurança aos munícipes”, afirmou Gauchinho.

Sobre os casos de violência contra as crianças, o representante do Ministério Público destacou que a população deve denunciar os casos suspeitos ao Conselho Tutelar para se checar a veracidade. Ele ainda cobrou uma melhor estruturação dos Centros de Apoio a Crianças e Adolescentes nos municípios. “É importante darmos aos menores essa ferramenta para evitar ou quem sabe tratar melhor as vítimas de violência”, explicou.

Autor do requerimento da audiência, o deputado Maksuês Leite (PP) destacou a importância do debate junto a comunidade. Ele afirmou que a partir dos encaminhamentos debatidos na audiência, irá buscar junto ao Governo do Estado soluções para os problemas constatados. “Vamos solicitar ao Comando Geral da Polícia Militar um aumento no efetivo para o município e ao secretário de Segurança Púbçlica mais uma viatura para atender a Polícia Civil”, apontou.

Para Maksuês, a audiência foi produtiva, em razão do Ministério Público ter encaminhado sugestões para todos os poderes e a sociedade também contribuírem para reduzir os números da violência. “Agora, cada uma sabe como deve agir para combater a violência, que atinge não só Jangada, mas todo o país”, assinalou.

Veja a lista de medidas sugeridas pelo Ministério Público:

●Criação de Lei pela Câmara Municipal limitando o funcionamento de bares e lanchonetes

●Ampliação da estrutura das Polícias Civil e Militar

●Campanha de Conscientização no Comércio para combater a exploração sexual infantil

●Denúncia de todo e qualquer tipo de violência contra a criança e adolescente

●Construção ou estruturação dos centros de apoio a criança e adolescente

●construção de centro de tratamento para viciados em drogas





Fonte: Assessoria/AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/157897/visualizar/