Governador convoca secretariado e sai de licença por 14 dias
No sétimo e penúltimo ano de mandato, o governador Blairo Maggi (PR) convocou todos os seus 22 secretários para uma reunião decisiva de dois dias, a partir de quinta (2), no Porto Jofre, na região de Poconé (a 160 km de Cuiabá). O encontro prosseguirá até sexta. Ele pediu que os membros do primeiro escalão estejam desacompanhados de familiares e de assessores. Maggi vai comunicar que estará de licença de 4 a 18 de julho, quando o vice Silval Barbosa passará a conduzir as ações administrativas do Estado neste período de 14 dias. Será o último encontro com a equipe antes de se afastar temporiamente. O governador deve avisar que a tendência é de prosseguir no mandato e não mais renunciar em dezembro deste ano, como estava previamente acertado com o seu vice Silval, que é pré-candidato à sucessão estadual.
Ele vai dar espécie de ultimato a todos do primeiro escalão, no sentido de haver empenho para execução das metas apresentadas à Fifa e à CBF, que foram condicionantes para que Cuiabá viesse a ser escolhida como uma das 12 subsedes da Copa do Mundo de 2014. O Estado, em ações conjuntas com a Prefeitura da Capital, tem menos de quatro anos para concluir obras que, juntas, ultrapassam a R$ 6 bilhões de investimentos. Somente o complexo do novo estádio governador José Fragelli está orçado em R$ 430 milhões. Estão previstos, dentro da nova engenharia do trânsito, novas vias, construção de um metrô e de quatro centros de treinamentos e até de hospitais. O governador entende que, se desde já não definir tarefas e encarar os projetos de forma determinada, corre-se o risco de Cuiabá ser excluída, levando a Fifa a escolher outra cidade por descumprimento de acordos.
Na reunião e em ritmo de despedida, apesar de ainda restar 15 meses de mandato, o governador vai cobrar prestação de contas de cada secretário e definir o que cada um fará dentro dos projetos da Copa. Os pré-candidatos a cargos eletivos no próximo ano serão instigados a se manifestar e terão os dias contados no governo. O clima do Palácio Paiaguás é de expectativa sobre esse encontro porque Maggi vai anunciar medidas que podem vir a mudar o ritmo da máquina estatal.
Quem são os secretários do governo Blairo Maggi
Justiça e Segurança Pública - Diógenes Curado
Casa Civil e Comunicação - Eumar Novacki
Casa Militar - Alexander Maia
Planejamento e Coordenação Geral - Yênes Magalhães
Fazenda - Eder de Moraes Dias
Auditor-Geral do Estado - José Gonçalves Botelho do Prado
Desenvolvimento Rural - Neldo Egon
Indústria, Comércio e Minas e Energia - Pedro Nadaf
Trabalho Emprego, Cidadania e Assistência Social - Terezinha Maggi
Desenvolvimento de Turismo - Yuri Bastos Jorge
Infraestrutura - Vilceu Marchetti
Educação - Ságuas Moraes
Administração - Geraldo de Vitto
Saúde - Augustinho Moro
Procurador-Geral do Estado - Dorgival Veras de Carvalho
Ambiente - Luís Henrique Daldegan
Esportes e Lazer - Baiano Filho
Cultura - Paulo Pitaluga
Ciência e Tecnologia - Chico Daltro
Projetos Estratégicos - José Aparecido, o Cidinho
Apoio às Políticas Educacionais - Flávia Nogueira
Políticas Ambientais e Fundiárias - Adilton Sachetti
Comentários