Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 30 de Junho de 2009 às 05:50
Por: Sandra Costa

    Imprimir


A expectativa do presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios, Pedro Ferreira, é de que cerca de 70 prefeitos de Mato Grosso participem da XII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que acontece entre 14 e 16 de julho. De "pires nas mãos", eles devem discutir assuntos como a regulamentação da Proposta de Emenda Constitucional nº 29 e o aumento no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Serão mais de 2 milhões de representantes municipais que, durante três dias, estarão reunidos com senadores, deputados, governadores e, inclusive, com o presidente da República Luiz Inácio Lula Silva. "É um momento também que o prefeito aproveita para fazer as reividincações para a melhoria dos nossos municípios", afirma Pedro.

Nesta terça (30), o vice-presidente da AMM e prefeito de Terra Nova do Norte, Manoel Rodrigues de Freitas, estará no Rio de Janeiro onde participa da Assembleia Geral Extraordinária com a Diretoria da Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Na ocasião, ainda serão discutidas a inclusão de nova pautas na Marcha. Conforme o vice-presidente, o encontro servirá de base para a discussão dos assuntos relacionados à administração municipal. ”Vamos preparar uma série de reivindicações a serem apresentadas à bancada federal em Brasília e tratar de temas essenciais como o FPM, Fundeb, ITR, negociação de dívidas com o INSS e outros de interesse de todos os municípios”, ressalta. A Marcha dos Prefeitos normalmente é realizada em abril. Neste ano, porém, foi adiada em virtude da reunião com os prefeitos convocada pelo presidente Lula.

Apesar da legislação prever participação de 23,5% das cidades no bolo do FPM, a média neste ano tem girado em torno dos 15%. A expectativa dos prefeitos é do presidente Lula anunciar espécie de um "pacote de bondade" para os municípios. Eles irão discutir ainda questões relacionadas ao INSS e ao Pacto Federativo, que trata sobre questões sociais e tributárias entre os governos estaduais, municipais e federal.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/157955/visualizar/