Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 30 de Junho de 2009 às 05:37
Por: Andréa Haddad

    Imprimir


Membros do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) julgam nesta terça (30) 11 recursos referentes a supostas irregularidades nas eleições de 2008, dentre eles o apresentado pela defesa do prefeito cassado de Santo Antônio do Leverger, Faustino Dias Neto (DEM). Reeleito com 5.776, apenas 18 a mais que a segunda colocada, Maria da Glória Ribeiro Garcia (PP), a Glorinha, Faustino teve o diploma cassado pelo então juiz da 38ª Zona Eleitoral, Lídio Modesto, que apontou compra de votos. O magistrado também determinou a perda dos direitos políticos de Faustino por três anos e multou-o em R$ 10 mil.

O democrata já apresentou cinco recursos no TRE. Nesta terça, volta à pauta de julgamento o referente à veiculação do resultado de uma pesquisa de intenção de votos, que ocupou meia página do Jornal Folha do Estado. Por enquanto, o placar é contrário à concessão do recurso a Faustino em quatro votos a um. O democrata só conseguirá reverter o quadro se, numa situação rara, os membros do Pleno mudarem os votos já proferidos. Isto porque, do total de seis votos (fora o voto minerva reservado ao presidente em caso de empate), apenas o desembargador Rui Ramos Ribeiro ainda não proferiu decisão. Ele pediu vistas na sessão última quinta (25) sob o argumento de que há divergências de opiniões. A relatora do processo, desembargadora Maria Abadia Aguiar, foi a única a votar a favor de Faustino. Renato Vianna, José Zuquim Nogueira, Yale sabo Mendes e Adversi Rates Mendes de Abreu votaram contra a concessão do recurso.

Eles acataram parcialmente o parecer do procurador eleitoral Thiago Lemes de Andrade, que pediu a negação do recurso sob o argumento de que a publicação do informe publicitário no jornl influenciou o resultado da eleição. “Foi uma matéria de meia página e que desequilibrou o pleito. O próprio Faustino reconheceu a infração, mas alegou que a publicação não influenciou no resultado”, apontou. Sgundo ele, o informe influienciou decisivamente o pleito. Conforme a decisão da 38ª Zona Eleitoral, a pubicar o informe, Faustino incorreu nos crimes de uso indevido de veículos de comunicação e abuso de poder poder, já qe à época exercia o cargo de prefeito. Desde 27 de fevereiro, o presidente da Câmara de Santo Antônio do Leverger, Harrisson Benedito (PSDB), despacha na prefeitura municipal.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/157956/visualizar/