Políticas de combate à dengue serão discutidas nesta terça-feira
Os Ministérios Públicos Estadual (MPE) e o Federal (MPF) realizam nesta terça-feira, às 14h, uma audiência pública para debater e avaliar as medidas que estão sendo implementadas pelo poder público para evitar o avanço da dengue, em Cuiabá. A reunião será no auditório da Procuradoria Geral de Justiça, na capital.
Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde, enquanto o Brasil apresenta uma queda de 52,3% no número de casos de dengue em relação ao ano passado, Mato Grosso registra um crescimento de 116% nas notificações de doença. O Estado registra 16% das mortes por casos graves do país.
"Nós já temos um inquérito civil instaurado para apurar a natureza das falhas cometidas pelos serviços públicos de saúde no combate à dengue. Durante a audiência que realizaremos em parceria com o Ministério Público Federal, pretendemos colher os elementos necessários para a adoção de medidas judiciais e extrajudiciais cabíveis para que tal ineficiência não se repita no futuro", ressaltou o promotor de Justiça Alexandre de Matos Guedes.
Para o procurador da República Gustavo Nogami, a iniciativa de avaliar o trabalho de prevenção pode ser adotado em outros municípios. Segundo ele, no início do mês de abril, o Ministério Público Federal instaurou um procedimento administrativo para acompanhar a execução da política de combate à dengue e solicitar informações para as Secretarias de Saúde do Estados e dos municípios de Cuiabá e Várzea Grande.
Comentários