Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sábado - 27 de Junho de 2009 às 07:46

    Imprimir


A senadora Serys Marly (PT-MT) disse em discurso que está contente com o crescimento do compromisso ambiental dos agricultores, pecuaristas e pela sociedade em geral do estado do Mato Grosso. Ela citou, especificamente, o anúncio feito pelo maior grupo frigorífico do estado, Marfrig, de que não mais comercializará carne bovina oriunda de fazendas desmatadas ilegalmente.

Segundo a senadora, a medida é um marco histórico, já que Mato Grosso responde por mais de 13% das exportações brasileiras de carne, produção que registra constante crescimento. Em sua avaliação, tem-se ampliado a consciência ambiental de produtores que implantaram criações de gado na região há muitos anos. A decisão dos Frigoríficos Marfrig de não abater, comprar ou comercializar carne oriunda de áreas da Amazônia que tenham sido desmatadas ou que utilizam trabalho escravo é o melhor sinal desta mudança, avaliou Serys.

Para a senadora, as transformações verificadas no estado também resultam do compromisso de governantes, produtores e da sociedade mato-grossense com o desenvolvimento sustentável. Ela disse já ser perceptível a redução de queimadas em fazendas da região e a menor circulação de caminhões repletos de toras de madeiras.

"A mudança da realidade é visível e, daqui em diante, ninguém vai querer produzir soja, boi ou seja o que for, em área desmatada."

A parlamentar também registrou visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, há uma semana, em Mato Grosso. Lula visitou a cidade de Alta Floresta, para lançar o programa Mutirão Arco Verde - Terra Legal, que facilita financiamentos para cultivos orgânicos em unidades familiares de produção, e foi recebido com entusiasmo pela população.

"A carne protegida é muito importante, pois não adianta ter lucro e não ter qualidade de vida", avaliou. (Com Assessoria)





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/158065/visualizar/