Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 02 de Julho de 2013 às 10:12
Por: Luy de Araújo

    Imprimir


Com a proposta de debater a cidade com um olhar na inclusão social e no desenvolvimento sustentável, a Prefeitura de Nortelândia realizou na última sexta-feira (28.06), a 1ª Conferência Municipal das Cidades, etapa municipal da 5ª Conferência Nacional das Cidades, que teve como tema “Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana Já!”. Foi discutida a elaboração de novas políticas públicas para o município de Nortelândia.
 
 
 

 
Durante a conferência, realizada na Quadra de Esportes da Escola Profª. Idalina de Farias foram eleitos os delegados e suplentes do município, que participarão da etapa estadual em Cuiabá, que são Genir Kestring e Valdina Ascari  (movimentos sociais) e Anita Perón e o Ver. Rubilan Nunes (poder público).
 
 

 
 
Segundo a coordenação da conferência, foram discutidas as prioridades para a política de desenvolvimento urbano de Nortelândia, trabalhada em 4 eixos centrais apresentados pelos grupos de trabalho. Desta forma, o Ministério das Cidades pode avaliar se as ações, programas e projetos eleitos como prioridades pelo governo federal atendem às necessidades das políticas locais de desenvolvimento urbano.
 
 

 
 
Na abertura do evento, o gestor municipal Neurilan Fraga destacou a importância da conferência, onde várias ações podem ser discutidas e muitas delas saírem do papel.  "Temos várias discussões e projetos para serem implementados. Esse é o momento do poder público, setor empresarial, entidades, sociedade civil propormos políticas que possam promover a mudança em nossa cidade. A participação popular foi boa, mas poderia ter sido ainda melhor, uma vez que a cobrança é grande", frisou.
 
 

 
 
A representante da Secretaria Estadual de Cidade (SEPLAN), Keile Costa Pereira, destacou a importância da participação popular. "Esse é um espaço para manifestação e discussão de políticas que envolvem as questões urbanas, é o momento de elencarmos prioridades para as cidades, e o que queremos neste caso para Nortelândia. As propostas aqui apresentadas, vão ser direcionadas para a etapa Estadual e conseqüentemente para a etapa Nacional" destacou Costa.
 
 

 
 
O tema proposto para a conferência deste ano buscou articular e integrar as diferentes esferas e políticas urbanas que contemplem segmentos como habitação, saneamento básico, acessibilidade e mobilidade, transportes e regularização fundiária do município, direcionando todas as ações, visando o desenvolvimento do município.
 
 

 
 
Participaram da conferência representantes da sociedade civil organizada, do poder legislativo e executivo e secretários municipais.




Fonte: ASCOM

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/15809/visualizar/