Festival do Rasqueado começa nesta quinta-feira em Rosário Oeste
O Festival do Rasqueado de Cuiabá vai reunir músicos consagrados e novos talentos em três dias de festa, em Rosário Oeste (a 133 km de Cuiabá) e na capital mato-grossense. O objetivo é resgatar e fortalecer o rasqueado, um ritmo que exala a força da cultura cuiabana.
O Festival começa nesta quinta-feira (25), em Rosário Oeste, trazendo ao palco da praça principal artistas do município, como Joemil Araújo, prefeito da cidade; e convidados, como Nico e Lau, banda Viola de Cocho, Roberto Lucialdo, Sarau Cuiabano, Guapo, Banda Terra, Gilmar Fonseca, João Eloy, Dílson de Oliveira e Julio Coutinho.
Em Cuiabá o evento começa às 20h na sexta-feira (26), no Museu do Rio. E traz ao palco: Sarau Cuiabano, Analice Fonseca e Siminina, Daniel de Paula, Banda Estrela Luz, Banda Prato da Casa, Jorge Santana, Domingão, Joemil Araújo, João Manoel, Dílson de Oliveira, Flor Morena, João Bolinha, Meire Pinheiro, Nico e Lau, Gilmar Fonseca, e os novos talentos Geandro Moura, Fabio Capilé, Dhaffiny e Najla, Antonio Floriano de Oliveira e André Avelino. Vale destacar que a entrada é franca.
No sábado (27), a Orquestra do Estado de Mato Grosso inaugura a maratona de shows, a partir das 19h30, seguida por Vera Capilé e Abel dos Hanjos, Guapo, Taís Serra, Paulo Henrique, Belita Lira, Beto e Leudes, Dona Belinha, João Eloy Nadia Neves e Roberto Lucialdo.
Cada cantor ou banda apresentará de uma a seis canções, resultando em shows dinâmicos, e os novos talentos interpretam suas músicas inéditas. O Festival será gravado em DVD, com direção de Luiz Marchetti.
Para o secretário da Cultura de Cuiabá, Mario Olimpio, o Festival de Rasqueado será um espetáculo que promete emocionar toda a família. “Temos a expectativa de receber 10 mil pessoas diariamente para shows com excelência artística”, comentou Olimpio.
Novos Talentos
Selecionados na prévia do Festival do Rasqueado, seis cantores apresentam seis canções inéditas neste fim de semana, dividindo o palco com os grandes nomes do gênero musical. André Avelino, Antonio Floriano, Dhaffiny e Najla, Fabio Capilé e Geandro Moura conquistaram vaga no evento após uma disputa acirrada na última sexta-feira, no Morro da Caixa D´Agua Velha. Os novos talentos serão acompanhados por músicos experientes como Julio Coutinho, Marcos Levi, Hamilton Arruda e Paulo Lopes.
Rasqueado
Em Mato Grosso, a expressão musical Rasqueado Cuiabano ou Dança Popular Mato-Grossense traz no seu processo histórico toda uma saga, que começou após o fim da Guerra da Tríplice Aliança (Guerra do Paraguai), quando os prisioneiros da Retomada de Corumbá ficaram confinados à margem direita do Rio Cuiabá, atualmente cidade de Várzea Grande.
Após o final do conflito, estes prisioneiros não voltaram para seu país de origem, permanecendo aqui e espalhando-se ao longo do rio, miscigenando-se e interando-se à vida dos ribeirinhos. Essa integração resultou em várias influências como as danças folclóricas polca paraguaia e o siriri mato-grossense. A fusão dessas duas danças resultou o pré-Rasqueado.
Com a proclamação da República e a necessidade do maior entendimento entre as duas classes (ribeirinhos e elite imperial), surgiu a oportunidade da popularização do rasqueado. Os senhores da classe imperial precisavam ser eleitos pelo voto do povo. Isto levou os coronéis a buscar uma música que trouxesse a população para as praças.
Comentários