Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 24 de Junho de 2009 às 06:34
Por: Sonia Fiori

    Imprimir


O líder democrata de Mato Grosso, senador Jayme Campos afirmou ontem que o DEM não aceitará imposição de nomes nas discussões para a eleição do próximo ano. A declaração do parlamentar atinge o vice-governador Silval Barbosa (PMDB) e o deputado federal Wellington Fagundes (PR), que receberam o aval do governador republicano, Blairo Maggi, para construir os projetos para 2010 ao governo e ao Senado, respectivamente.

“Esse negócio de impor de cima para baixo nomes para a disputa de 2010 não será aceito nem pelo DEM e nem por outros partidos”, avisou. Num tom enfático, destacou ainda que o Democratas terá candidato ao governo no próximo embate eleitoral.

O alerta do senador democrata, que faz parte da base do governo Maggi, contraria o PR e o PMDB que já tentam viabilizar duas candidaturas majoritárias. Jayme disse que respeita o direito de todos os partidos de lançar projetos próprios.

O senador considerou ainda Silval um bom candidato ao governo. Entretanto, disse que sua posição está ligada diretamente à interpretação de que a escolha de nomes nesse momento é prematura. Para o parlamentar, a elaboração e exposição de planos políticos nesse momento, com a descrição de nomes na majoritária, pode se tornar um mecanismo desagregador.

“É difícil fazer acordos nesses termos, com nomes escolhidos dentro de quatro paredes. Os nomes não podem vir empacotados e sim emergir das bases”, disparou. O senador não poupou críticas à tentativa de alguns políticos que, preferiu não citar os nomes, que, segundo ele, tentam assegurar espaço num quadro de composições que ainda deve passar por amplos debates.

Jayme Campos defendeu ainda a discussão entre todos os partidos sobre um modelo de gestão para Mato Grosso – que garanta avanços econômicos. Segundo ele, o DEM possui essa preocupação e nesse contexto, a legenda se prepara para dar sequencia à série de encontros regionais.

De acordo com a direção estadual democrata, Jayme lidera ato político da legenda no dia 4 do próximo mês em Barra do Garças. No dia 5, o senador coordena encontro regional marcado em Bom Jesus do Araguaia. Também em julho, Jayme participa do evento partidário agendado para ocorrer em Alto Garças. O último encontro, no dia 18, será realizado em Colíder.

A série de encontros será encerrada em Cuiabá no final deste ano. Sobre as tendências de alianças no Estado, Jayme acrescentou que o partido está aberto a entendimentos com todas as siglas que queiram somar com o projeto democrata.

Porém, admite considerar difícil a chance de ocorrer à reedição da aliança que reelegeu o governador Blairo Maggi (PR) nas eleições de 2006.





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/158276/visualizar/