Rumo à reeleição, Brunetto tira proveito da visita de Lula
Há um ano e cinco meses das eleições, parlamentares de olho na reeleição e outros pré-candidatos já tentam pegar carona na popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O assédio ao petista se intensificou após a desistência do governador Blairo Maggi (PR) de concorrer ao Senado. No lançamento do Mutirão Arco Verde - Terra Legal, com propósito de consolidar regularização fundiária e ambiental e a produção sustentável, na última sexta (19), em Alta Floresta, Lula se viu sufocado de tanta tietagem. A corrida para tirar foto com o presidente não partiu somente de petistas, como a senadora Serys Marly, o deputado federal Carlos Abicalil e os estaduais Ademir Brunetto e Alexandre Cesar, mas também de líderes de outros partidos. Todos têm agora um único objetivo: tirar proveito político da situação, "colando" a imagem à do presidente da República.
Brunetto, um pecuarista no Nortão que afirma não ser petista piegas, se esforçou tanto para sair na fotografia com Lula que atravessou na frente das demais autoridades na tribuna de honra para cumprimentar, levantar os braços, abraçar e vibrar com o presidente, cena típica de encerramento de comício. Ele quebrou o protocolo e até chorou e tirou fotos do próprio celular ao lado da maior estrela do PT, diante de uma plateia repleta de agricultores pecuaristas e sem-terra. O curioso é que Brunetto é correligionário do presidente e, teoricamente, não teria dificuldades em ter acesso ao Palácio do Planalto. Ele afirma que foi um dos principais articuladores da visita de Lula a Alta Floresta. "Só pelo ato da vinda dele ao município já valeu o meu mandato. Lutamos muito para conseguir esta visita", garantiu o petista, que trabalha projeto à reeleição.
Além dessa proeza, Brunetto foi o único deputado a participar da reunião do presidente com os governadores Blairo Maggi e Eduardo Braga (AM) e com o diretor-geral do Dnit, Luiz Pagot, logo após o lançamento do programa Mutirão Arco Verde - Terra Legal. Eleito pela região Nortão com 19.460 votos, Brunetto disse que cobrou do presidente o asfaltamento da BR-163 e a instalação de uma agência do Banco da Amazônia S/A (Basa) em Alta Floresta. "Tive a honra de ser o único deputado a se reunir com o presidente. Também falei que estamos precisando de caminhão anti-incêndio (AP2) no aeroporto do município".
Comentários