Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 18 de Junho de 2009 às 15:57

    Imprimir


No inicio do ano, após assumir a administração do município e conhecer a realidade de cada setor, o gestor municipal sentiu a necessidade de mudar o quadro encontrado e passou a desenvolver várias ações com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de seus cidadãos, principalmente de crianças, jovens e adolescentes, retirando-os das ruas para evitar que se enveredem pelo mundo das drogas, prostituição ou criminalidade.

Já no dia 29/01, o prefeito municipal recebeu no município a secretaria adjunta de políticas educacionais da Seduc, Rosa Neide Sandes de Almeida, e a Secretária Municipal de Educação Marlene Júlia Scarpat, para discutir uma parceria entre o estado e o município, na instalação de uma escola integral de educação, com o objetivo de oferecer atividades extras como música, informática, pintura, artesanato, entre outras atividades extracurriculares, retirando as crianças e adolescentes das ruas, para isso o município pretendia utilizar duas estruturas físicas do estado, onde funcionaram escolas estaduais, que serão reformadas para atender o programa de educação integrada, com previsão de funcionar a partir de 2010.

Na oportunidade, Rosa Neide, conheceu um esboço do projeto e saiu entusiasmada com a iniciativa da administração municipal, e garantiu que o Governo do Estado seria parceiro deste importante programa educacional.

Mas enquanto projeto anda nos procedimentos burocráticos, o administrador municipal utilizará o Projeto Aplauso para mudar os números educacionais de sua cidade e consequentemente dos milhares de adolescentes, oportunizando a eles noções de cidadania e responsabilidade social, bem como capacitá-los para assim que atingirem a maioridade, buscar se inserir no mercado de trabalho. Na próxima segunda-feira (22.06), terá inicio nas instalações da Escola Estadual “Tancredo de Almeida Neves” que se encontrava fechada, o projeto que contará com oito oficinas, entre elas a de inglês e espanhol. Os estudantes do período matutino passarão o período seguinte na escola participando de oficinas como dança e teatro, pintura em tela, capoeira, futsal, xadrez e apoio pedagógico.

Para o chefe do Poder Executivo Municipal, a decisão de incluir noções de língua estrangeira no projeto, visa abrir o mundo do público alvo para um novo aprendizado e assim contribuir para o aperfeiçoamento educacional. “Temos que como homens públicos facilitar o acesso da comunidade a oportunidades que às vezes são encontradas em escolas particulares ou para aqueles que possuem um melhor poder aquisitivo, estamos abrindo este leque neste projeto e vamos ampliá-los na rede municipal” garantiu.

O coordenador geral do projeto, Florindo Oliveira de Almeida, informou que inicialmente serão abertas 400 vagas para o período das 13hs as 17hs, e que breve serão abertas novas vagas no período da manhã. Ele disse também que haverá merenda escolar para os alunos que freqüentarem o projeto autorizados pelos pais. “A idéia é revolucionar a educação que já apresenta resultados importantes com parceiros preocupados com o futuro de nossos jovens, como é o caso do Grupo Camargo, enfim o foco da administração é crescer em todos os sentidos e dar um novo rumo no caminho desses jovens” destacou. A coordenação do projeto também ficará a cargo de Jaqueline Oliveira.

O governo local já elabora vários projetos com investimentos que representem melhoria na educação, buscando parceiros principalmente para o da escola integral, onde se pretende preencher o espaço ocioso dos estudantes com várias atividades. As parcerias já tiveram frutos positivos, como a que propiciou a reforma, ampliação da escola municipal “Júlio Praxedes Duarte”, no Bairro Bandeirantes, com a Arrossenssal Agropecuária S/A do Grupo Camargo, que já atua através do Instituto Camargo na área de capacitação dos professores.

Os professores estão constantemente buscando novas técnicas de ensino aprendizagem e reciclando conhecimentos objetivando oferecer um ensino de qualidade aos alunos da rede pública municipal de ensino, como nesta quinta-feira (18.06), quando os professores obtinham informações a respeito de educação sexual, para repassar aos seus aprendizandos.





Fonte: Assessoria de Comunicação

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/158456/visualizar/