TRE adia julgamento do recurso eleitoral de Faustino Dias
Membros do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) adiaram o julgamento do terceiro recurso apresentado pelo prefeito cassado de Santo Antônio do Leverger, Faustino Dias Neto (DEM). A defesa do democrata contestou a sentença expedida pelo juiz da 38ª Zona Eleitoral, Lídio Modesto, que determinou a cassação do registro de candidatura de Faustino por abuso de poder econômico. A relatora do recurso, desembargadora Maria Abadia Aguiar, votou pelo provimento do recurso. O pedido de vistas foi solicitado pelo juiz-membro Renato Vianna. Os demais juízes-membros, José Zuquim Nogueira, Yale sabo Mendes, Rui Ramos Ribeiro e José Pires da Cunha, devem proferir o voto na próxima sessão, nesta quinta (18).
O procurador eleitoral Thiago Lemes de Andrade emitiu parecer divergente do voto da relatora Maria Abadia. Ele pediu o improvimento do recurso sob alegação de que a publicação de uma matéria enaltecendo a imagem de Faustino no jornal Folha do Estado influenciou o resultado da eleição. “Foi uma matéria de meia página e que desequilibrou o pleito. O próprio Faustino reconheceu a infração, mas alegou que a publicação não influenciou no resultado. Contudo, efetivamente a matéria teve influência no resultado. Não é necessário demonstrar numericamente o impacto na eleição até porque é impossível”, alegou.
Conforme o magistrado de primeiro grau, Faustino Dias utilizou o jornal para se promover a partir da publicação de uma pesquisa de intenção de votos. Na avaliação do juiz, o informe publicitário era "altamente tendencioso", o que configura uso indevido de veículos de comunicação e abuso de poder.
Faustino também teve o registro cassado em primeira e segunda instâncias após ser acusado de compra de votos. Teve ainda decretada sua inelegibilidade por três anos. A progressista Glorinha Garcia, que ficou em segundo lugar no embate eleitoral, luta para assumir a vaga. Caso Juarez seja cassado, no entanto, a Justiça Eleitoral deve determinar nova eleição em Santo Antônio de Leverger, pois Faustino teve mais dos 50% dos votos válidos. Desde 27 de fevereiro, o presidente da Câmara de Santo Antônio do Leverger, Harrisson Benedito (PSDB), despacha na prefeitura municipal.
Comentários