Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 15 de Junho de 2009 às 13:52

    Imprimir


“A Universidade Federal de Mato Grosso aderiu ao sistema de seleção unificada e vai utilizar o novo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) como fase única. Portanto, para ingressar na UFMT, a partir de 2.010, o aluno deverá participar e ser aprovado no novo Enem”. Essa afirmação foi feita hoje (15) de manhã pelo coordenador de Exames Vestibulares, José Eurico Leitão de Almeida, ao alertar os alunos do ensino médio das escolas públicas e privadas para o início das inscrições do novo Enem 2009. Em Mato Grosso, o novo Enem será aplicado em 67 municípios. No Brasil, são 1.619 municípios. As provas serão aplicadas nos dias quatro e cinco de outubro.

O edital com o número de vagas da UFMT para o processo seletivo de 2010 foi publicado no Diário Oficial da União de sexta-feira (12). São 5.031 vagas para matrícula no primeiro e segundo períodos acadêmicos de 2010, distribuídas entre 90 cursos de graduação dos campi de Cuiabá, Pontal do Araguaia, Rondonópolis e Sinop. Na quarta-feira passada (10), José Eurico e a pró-reitora de Ensino de Graduação, Myrian Thereza de Moura Serra, estiveram no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), em Brasília, para tirar dúvidas.

Para ingressar na UFMT o aluno deve observar três momentos: primeiro se inscrever obrigatoriamente no novo Enem, no período de 15 de junho a 17 de julho para os concluintes ou de 15 de junho a 19 de julho para os alunos que já concluíram o ensino médio e alunos interessados na certificação do ensino médio; segundo – dia cinco de janeiro de 2010 quando será divulgado o resultado final do Enem – escolher o curso e a universidade que pretende ingressar (cinco opções); e terceiro – fazer a matrícula na universidade.

Quem já fez o Enem e deseja ingressar na UFMT também deve obrigatoriamente se inscrever no novo Enem, alerta José Eurico.

Todas as inscrições para o Enem 2009 serão realizadas exclusivamente pela Internet, no endereço /www.inep.gov.br.

Os concluintes de escolas públicas e privadas podem se inscrever a partir de hoje (15) – as inscrições começaram às 08h - até as 23h59 do dia 17 de julho, e deverão adotar o seguinte procedimento:

- acessar a página da Internet www.inep.gov.br, durante o período das inscrições; - preencher o cadastro de inscrição;

– enviar os dados e verificar se a transferência foi concretizada, mediante confirmação por mensagem de retorno, que será enviada para o e-mail informado no cadastro de inscrição;

– o concluinte do ensino médio da escola pública deverá imprimir, na seqüência, o comprovante de inscrição;

– o concluinte do ensino médio da escola privada deverá imprimir, na seqüência, o boleto para efetuar o pagamento em qualquer agência de estabelecimento bancário, no valor de R$ 35,00 (trinta e cinco reais), ou solicitar isenção da taxa de inscrição.

Os comprovantes de inscrição dos participantes concluintes estarão disponíveis, após sua efetivação, até o dia 24 de julho de 2009, no endereço eletrônico www.inep.gov.br.

Os que já finalizaram a escolarização básica em anos anteriores e interessados na certificação do ensino médio terão um prazo maior para inscrição. Nesses casos, o período vai de 8h do dia 15 de junho até às 23h59 do dia 19 de julho. O procedimento de inscrição para esse grupo é:

– acessar a página da Internet www.inep.gov.br e preencher o cadastro de inscrição; – enviar os dados e verificar se a transferência foi concretizada, mediante confirmação por mensagem de retorno, que será enviada para o e-mail informado no cadastro de inscrição; e

– imprimir, na seqüência, o boleto bancário e efetuar o pagamento, ou solicitar isenção de taxa.

Os comprovantes de inscrição desse grupo estarão disponíveis, após sua efetivação, no endereço eletrônico em que foi processada, até 31 de julho de 2009.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/158642/visualizar/