Riva já admite disputar o governo do Estado em 2010
Presidente da Assembleia Legislativa, o deputado José Riva (PP) admite disputar o governo do Estado nas eleições de 2010. O projeto político do parlamentar será debatido com a executiva regional da sigla no dia 15 próximo. Um dos principais líderes políticos de Mato Grosso, o parlamentar avalia o projeto diante de um cenário que o coloca entre os nomes mais cotados para a corrida ao Palácio Paiaguás.
Riva, que avalia inicialmente a possibilidade de disputar vaga ao Senado e, na segunda opção, a reeleição. Porém, alega que diante dos apelos de líderes, amigos e correligionários, ele pode analisar o cenário da disputa ao governo do Estado.
Em eventos públicos recentes, prefeitos e vereadores tem defendido o nome do parlamentar para disputar o governo. A declaração do deputado de que poderá seguir outros passos no pleito do próximo ano foi apresentada na manhã de ontem, durante a sessão ordinária do Poder Legislativo.
“Tudo isso pesa, mas principalmente a posição do meu partido”, disse ao lembrar que avalia a posição da legenda e de parceiros políticos.
No Estado, siglas como o PR, PMDB, DEM e PSDB disputam o respaldo do Partido Progressista para eventual aliança nas eleições gerais. Ponderado, o parlamentar prefere alertar os partidos sobre a necessidade de antes de discutir o arco de composições, debater um programa de desenvolvimento para Mato Grosso.
Riva também destacou em sua análise que, por enquanto, a sua segunda opção continua sendo a reeleição de deputado estadual. Na direção do PP, o presidente estadual, Chico Daltro, ressalta que o partido tinha até então planos para lançar o deputado a uma das duas vagas que serão disponibilizadas ao Senado. No entanto, Daltro também admite estudar a chance de Riva disputar o governo.
O parlamentar destacou ontem que deseja discutir com a sigla o apoio recebido de vereadores, prefeitos e empresários para concorrer o governo. “Eu não poderia deixar de reunir com o partido e avaliar essa indicação feita pelas lideranças. Quero conversar isso abertamente com o meu partido”, afirmou. O deputado disse ainda que esse é o início das conversações para avaliar a possibilidade mais confortável dentro do arco de alianças do PP.
O posicionamento de Riva contraria o seu discurso inicial de só discutir o processo eleitoral no próximo ano. O deputado disse que somente após os entendimentos internos é que o partido poderá discutir qual o rumo tomar. Diante disso, também enfatizou que o PP também irá debater se continuará ou não integrando o atual arco de alianças. O deputado acrescentou também que se sente honrado pelo apoio recebido das lideranças e que irá discutir minuciosamente o projeto político para o pleito geral.
Comentários