Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 02 de Junho de 2009 às 16:09

    Imprimir


Proposta do ex-governador Zeca do PT volta a ser discutida na Assembléia Legislativa

Após perder para Cuiabá, capital do vizinho Mato Grosso, o direito de ser subsede da Copa do Mundo, Mato Grosso do Sul vê renascer na Assembleia Legislativa o debate em torno da mudança de nome do Estado.

Bandeira do ex-governador Zeca do PT que sugeria mudar para Estado do Pantanal, a ideia encontra simpatizantes até na base aliada do governador André Puccinelli (PMDB).

Na avaliação de parlamentares do PT, se Mato Grosso do Sul tivesse o nome sugerido por Zeca do PT, não teria como a Fifa (Federação Internacional de Futebol) escolher Cuiabá, pois a intenção da federação era promover o evento esportivo no Pantanal.

Hoje, o deputado estadual Diogo Tita (PMDB) defendeu uma consulta popular como forma de conhecer a vontade do sul-mato-grossense. Tita que durante longos anos foi contrário à mudança por uma questão de tradicionalismo, hoje avalia que ela pode ser favorável ao Estado.

"Acho que já passou da hora de Mato Grosso do Sul deixar de ser visto como um apêndice do Mato Grosso. As autoridades confundem quando vem ao Estado, a mídia nacional também confunde. Poderíamos dar um basta a esta confusão", opina.

O parlamentar estuda a possibilidade de apresentar um requerimento propondo uma audiência pública sobre o assunto. Porém, ele acha que outras alternativas de nome devem ser discutidas. "Porque não Estado de Campo Grande?", sugere.

O deputado Amarildo Cruz (PT) avalia que o momento é oportuno para discutir o assunto. "Acho que seria a hora de mostrar para o mundo que o Pantanal é aqui. Nós é que temos 70% do Pantanal", cita.

Para Amarildo, a mudança de nome seria ainda uma forma de levantar a auto-estima do sul-mato-grossense, abalada com o resultado anunciado pela Fifa. "É o momento de dar a volta por cima", sugere.

O deputado estadual Rinaldo Modesto (PSDB) também é favorável. "Acho que mudar o nome do Estado é um forma de pôr fim ao constrangimento que passamos quando autoridades erram o nome do nosso Estado", defende.

Mas, ao contrário de Amarildo, Rinaldo diz que Estado do Pantanal não seria a melhor alternativa. "Pantanal, o Mato Grosso também tem. Então não seria coerente da nossa parte querer este nome para nós", afirma.

Na avaliação do tucano, não foi o fato do Estado não se chamar Pantanal que tirou a Copa de MS. "Acho que existe muita politicagem na Fifa e na CBF [Confederação Brasileira de Futebol]", mencionou.

Temendo prejuízos financeiros, o deputado estadual Zé Teixeira (DEM) prefere que tudo continue como está. "Seria um transtorno. Você teria que mudar os registros das pessoas e toda a papelada nos cartórios. Quem iria pagar esta conta?", questiona.

Em 2004, chegou a ser constituída uma comissão composta por nomes da sociedade organizada para mudar o nome do Estado. A Liga pró-Estado do Pantanal chegou a se articular politicamente para garantir a realização de um plebiscito para ouvir a população.

Na época, os petistas sustentavam que cabia a Assembleia Legislativa proceder a mudança de nome. Pois, segundo eles, a Constituição Federal não tratava do assunto.





Fonte: Do Midia Max News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/158985/visualizar/