Número de casos confirmados de nova gripe no Brasil sobe para 21
O Ministério da Saúde informou nesta segunda-feira (1º) à noite um novo caso de influenza A no país, aumentando o número de casos confirmados de 20 para 21. O novo caso foi registrado em Campinas, no interior de São Paulo.
A paciente trabalha em uma creche que atende a 30 crianças. Segundo o ministério, todas as crianças e funcionários da creche e pessoas próximas estão sendo monitoradas. O monitoramento será adotado também para pessoas que tiveram contato com a paciente, mesmo fora do ambiente de trabalho.
A mulher teria contraído a doença por ser contato próximo de um uma pessoa que contraiu a doença em uma viagem ao exterior. Segundo o Ministério da Saúde, ela está internada, mas passa bem.
As aulas na creche em Campinas foram suspensas por dez dias. Os funcionários e alunos são orientados a ficar em casa. Cinco crianças foram levadas para o Hospital de Clínicas da Universidade de Campinas com sintomas respiratórios leves para avaliação clínica e epidemiológica. Após os exames será definido se elas ficam internadas ou não.
A Vigilância Epidemiológica de Vinhedo divulgou nota afirmando que monitora 37 pessoas que também tiveram contato com o paciente que chegou dos Estados Unidos, o caso número um.
Quatro delas estão em quarentena em suas casas. Outros estão sendo acompanhados todos os dias por telefone. Até o início da noite nenhum deles tinha o sintoma da doença. A identidade dos pacientes não é divulgada por recomendação do Ministério da Saúde. Dos 21 casos confirmados, sete foram contraídos no Brasil.
Comentários