Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 29 de Maio de 2009 às 00:26
Por: Andréa Haddad

    Imprimir


Em que pese às recentes trocas de farpas entre membros do primeiro escalão do governo Maggi e o prefeito Wilson Santos (PSDB) devido às obras do PAC, ambos estarão juntos na organização dos jogos da Copa do Mundo de 2014 em Cuiabá, caso a cidade seja anunciada nesta sexta (29) como uma das sedes do evento. Em reunião no gabinete do governador nesta quinta (28), Maggi e Santos firmaram o compromisso de iniciar já nesta segunda (1º) as discussões em torno das obras de infraestrutura necessárias para que a cidade promova os jogos da Copa, como a construção de um viaduto na avenida Miguel Sutil, no cruzamento do trevo do bairro Santa Rosa; metrô de superfície e construção de um novo estádio de futebol.

Maggi ponderou que as questões políticas não podem atrapalhar a organização dos jogos, já que, até 2014, serão realizadas três eleições, sendo duas ao governo do Estado e uma para prefeito e vereador. "O Wilson Santos disse que eu sou o pai da Copa, mas não quero que esta criança cresça num orfanato". Segundo ele, o governo do Estado precisa elaborar junto com a Prefeitura de Cuiabá uma estrutura suprapartidária. "A partir da próxima semana, vamos ter que definir como será este processo, pois teremos três eleições até 2014. Os atuais governantes também têm que ter esta consciência".

Em tom vago, Maggi disse que, a princípio, cogita contratar uma agência ou instalar um comitê para gerenciar os trabalhos de planejamento. "Mas as pessoas que aceitarem a missão de atuar neste processo, mesmo se forem políticos, não poderão atuar de forma partidária e política. A organização do evento será composta por quem não tem interesse em disputar as próximas três eleições", disse Santos. Segundo ele, o coordenador dos jogos será escolhido mediante eleição e terá mandato de quatro anos. Contudo, não informou quem participará da escolha, mas fez questão de salientar que será parceiro do Estado, numa demostração de que o "ninho tucano" tem interesse na reaproximação com o a cúpula republicana. Segundo ele, o responsável pela escolha de Cuiabá é o governador Blairo Maggi. "Ele fez um excelente trabalho técnico.

A Prefeitura de Cuiabá será mera coadjuvante neste processo. Um dos critérios que definirão a escolha das cidades-sede é a capacidade de investimento do governo estadual e, neste aspecto, Mato Grosso ganha de Mato Grosso do Sul". Santos disse que a Prefeitura de Campo Grande tentou desqualificar a candidatura de Cuiabá enviando à Fifa reportagens que retratavam divergências entre ele e Maggi. "Realmente eu e o governador divergimos em muitos aspectos, temos formação diferenciada, mas, em relação aos interesses de Cuiabá e de Mato Grosso, pensamos igual. Sou um soldado e vou colaborar com o governador em tudo que ele precisar, seja com fornecimento de documentos ou até mesmo recursos", disse.

O secretário-chefe da Casa Civil, Eumar Novacki, também participou da reunião. "Esta é uma parte da história de Mato Grosso que começou em 2006, com a visita do presidente da CBF, Ricardo Teixeira, a Cuiabá. Na época o Brasil ainda era candidato a sediar a Copa. Acreditamos que era possível e agora estamos na iminência do anúncio de Cuiabá como cidade-sede".





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/159164/visualizar/