Serys quer acabar com o poder dos TCE e TCU
Vem ganhando força por parte de políticos da base aliada do governo Federal limitar os poderes do Tribunal de Contas da União (TCU). A proposta é da senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), autora da PEC que substitui o TCU e os Tribunais de Contas dos Estados por "Auditorias de Contas".
A alegação da senadora é que as obras do PAC do governo federal estão sendo investigados pelo tribunal e podem ficar paradas por quatro ou cinco anos.
Por trás dessas questões sobre os poderes do TCU está a questão política, haja vista que as obras do PAC são essenciais para o presidente Lula fazer seu (sua sucessor(a)). Além de políticos da base do governo , empreiteiros também fazem lobby para tirar o poder do tribunal de paralizar as obras.
Tema que ainda será pauta de muita discussão, já que é muito forte a rejeição pela proposta da senadora por parte dos membros dos tribunais, que não querem perder as obrigações de fiscalizar e até mesmo embargar algumas obras.
Outra pressão vem dos Tribunais de Contas dos Estados, onde a maioria dos conselheiros são indicados por critérios políticos e não técnicos como acham muitos especialistas. Diminuindo o poder dos tribunais, caem por terra as articulações políticas para indicação dos apadrinhados de grupos políticos para fazerem parte dessa corte de contas.
Hoje é comum vermos políticos sem nenhum preparo nesses tribunais, a situação é tão vergonhosa que até políticos com passagem timida nas Assembléias Legislativas já vislumbram ter uma cadeira cativa nos Tribunais de Contas.
Comentários