Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 23 de Maio de 2009 às 00:05
Por: Sergio Guimarães

    Imprimir


A Secretaria Municipal de Infra-Estrutura (SEINFRA), desde o inicio do mês de abril, vem realizando gradativamente a revitalização da sinalização de trânsito de São José do Rio Claro para proporcionar mais seguranças aos pedestres e condutores de veículos.

Uma das reclamações mais constantes da população em São José estava sendo quanto à sinalização de trânsito na zona urbana do município. Após realizar estudos para a elaboração de projeto de revitalização a SEINFRA deu início aos trabalhos. Estão sendo feitas as trocas das placas velhas e colocadas sinalização horizontal (pinturas, faixa de pedestre, etc.) e vertical (Placas), tanto de trânsito quanto de indicação de nomes de logradouros públicos.

Outro trabalho que esta sendo efetuado é a adequação viária das ruas e avenidas e a construção de redutores de velocidade, para conter os excessos de velocidade, principalmente por condutores de motos, que segundo dados da Policia Militar, são os maiores infratores e causadores de acidentes de trânsito em São José. O comandante do Núcleo de Policiamento Militar de São José do Rio Claro, Capitão Costa, ressaltou que estes dados vêm caindo, “graças ao trabalho que a Policia Militar esta realizando de repreensão e conscientização dos pilotos”.

Somente no primeiro quadrimestre deste ano, foram autuados 43 infratores. Informações da 35ª CIRETRAN mostram que a maioria trata-se de menores conduzindo motos e veículos, manobras arriscadas (empinar moto), estacionamento proibido, condução de moto sem capacete, e a documentação vencida ou irregular dos veículos ou condutores. Para a chefe do órgão, Francisca Anunciação Balbino, “são flagrantes atos de desrespeito, como: andar na contramão, excesso de velocidade, ultrapassagens perigosas, desrespeito aos pedestres e outros”.

Com os trabalhos de revitalização e adequação, algumas ruas sofreram, por força de lei, alteração no sentido, como é o exemplo das Ruas Santa Catarina e Espírito Santo, que passaram a ter sentido único em alguns trechos. Para o secretário de Infra-Estrutura, Derli Soares Floriano, o que mais tem prejudicado os trabalhos da secretaria neste sentido são os atos de vandalismo, “colocamos a sinalização ou a placa hoje, voltamos lá amanhã e já esta quebrada, arrancada ou pichada”, ressaltou.

Preocupado com estes atos de “vandalismos”, o Ministério Público da comarca lançou no mês de abril, uma campanha intitulada “Pacto de Ordem Social”, onde inclui além de outros problemas, a questão do trânsito na cidade. O Promotor de Justiça de São José, Dr. Cesar Danilo Ribeiro de Novaes, vem realizando reuniões e palestras com vários seguimentos da sociedade rio-clarense, onde orienta a todos sobre a legislação.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/159439/visualizar/