Interior vê oportunidade de crescimento com Copa
Com os rumores cada vez mais favoráveis à candidatura de Cuiabá por uma sede no Mundial de 2014, o Comitê Pró-Copa no Pantanal conclamou, nesta sexta-feira (22), maior envolvimento das cidades do interior. A ideia do comitê, que aguarda a confirmação de Cuiabá como sede, no dia 31, é formar e estruturar um pólo envolvendo as cidades circunvizinhas com a finalidade de oferecer mais atrativos, aproveitando o potencial turístico da região.
A invocação feita pelo presidente do Comitê, Yuri Bastos, foi bem recebida. E um destes municípios é Nossa Senhora da Guia, que quer participar do processo da Copa do Mundo de 2014, oferecendo opções para o turismo cultural, ecológico e gastronômico. O prefeito da cidade, Orlando Coutinho, manifestou o interesse do município, enfatizando sua história e cultura. E com uma boa razão: Nossa Senhora da Guia, localizada a 27 quilômetros de Cuiabá, tem 279 anos de existência e é um dos municípios mais antigos da região Centro-Oeste. Mais do que isso, o município vê a Copa como uma oportunidade para o desenvolvimento.
“Vamos entrar no clima da Copa. A cidade viverá uma gincana cultural envolvendo toda a comunidade, rede hoteleira e setor turístico para valorizar, principalmente a cultura regional. A finalidade é despertar maior interesse dos moradores, uma vez que também queremos fazer parte do roteiro turístico da Copa de 2014. Isso, sem dúvida, vai alavancar o desenvolvimento do turismo rural. Acredito que a vinda da Copa será importante não só para Cuiabá e os municípios vizinhos, mas para todo o Estado”, declarou Orlando Coutinho.
O prefeito destaca a força de Nossa Senhora da Guia, como opção turística: “Temos na cidade muito mais opções e atrativos do que se imagina. A cidade conta com segmentos prósperos como indústrias de farinha, doceiras e rendeiras. A economia tem um pólo de produção de banana e abacaxi, entre outros. Nossos produtos abastecem Cuiabá e a Baixada Cuiabana”.
Orlando Coutinho informou que no dia 13 de junho será inaugurada a feira de pequenos agricultores. “Esperamos que esta seja a primeira de muitas outras”, declarou. O prefeito observou ainda que a Guia tem muito mais. E lembrou a descoberta da água medicinal na propriedade do vereador Deucimar Silva (presidente da Câmara Municipal de Cuiabá) que está sendo utilizada com sucesso por inúmeras pessoas no tratamento de diversas doenças. No ano passado, a “água milagrosa” atraiu centenas de pessoas ao município.
“A Guia tem muito a oferecer aos seus visitantes. Por sua história e pela importância econômica para a capital, merecemos ser inseridos no roteiro turístico da Copa de 2014. Todos estão convidados a vir e conhecer o município”, complementou o prefeito.
Comentários