Helicóptero do Ibama vai combater incêndio no Pantanal
Um helicóptero do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) chegou essa manhã a Corumbá (MS) e será usado no combate ao fogo que afeta a região do Pantanal sul-mato-grossense. A aeronave tem capacidade de transportar 550 litros de água e tem independência de voo de 1h20.
A aeronave saiu ontem de Ariquemes, no interior de Rondônia, e será fundamental na operação de combate ao fogo, que começa nesta sexta-feira, com apoio das equipes da Brigada de Incêndio. De janeiro até agora o município registrou 574 focos de incêndio, 71% do total de Mato Grosso do Sul. Somente em maio, são 207 pontos de calor. Há dois meses não chove de forma significativa em Corumbá e a vegetação seca espalhou o fogo rapidamente, em área de difícil acesso no Pantanal.
Autoridades, produtores rurais e ambientalistas estão preparando força-tarefa para combate mais intensivo aos focos, que nos primeiros meses do ano aumentou mais de 300% no Pantanal, em relação ao mesmo período do ano passado. A estiagem é a maior causa da propagação do fogo na região, onde não chove forte há mais de 70 dias.
Comentários