Qualificação é alternativa para recuperação da pecuária
A pecuária enfrenta um momento de crise em Mato Grosso, reflexo da crise econômica do Brasil e do mundo. Isso exige que o setor procure alternativas para enfrentar o problema. Além das medidas já adotas pelo Governo do Estado, como a redução da carga tributária final do ICMS de 7% para 3,5%, a profissionalização da mão-de-obra surge como uma alternativa para melhorar a produção, reduzir custos e aumentar os ganhos.
Pensando nisso, desde 2003 o Projeto Parceria Rural Pecuária, da Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), prepara mão-de-obra para atuar no campo. O projeto beneficia este mês, até o dia 27 de maio, o município de Nova Canaã do Norte, onde a pecuária é uma das principais fontes de renda. Este é o terceiro curso de vaqueiro deste ano.
Antes de Nova Canaã, as cidades de Peixoto de Azevedo e Alta Floresta foram beneficiadas pelo projeto. No total, 300 trabalhadores foram treinados pelo curso de vaqueiro em 2009.
Até o momento, 1.634 pessoas foram capacitadas nos três cursos oferecidos pelo Parceria Rural Pecuária em 2009, sendo 1.108 no mais antigo, o de vaqueiro; 526 no de doma racional, que começou em 2006; e 20 trabalhadores no de capatazia rural no município de Sorriso, no início do ano.
Segundo a coordenadora do projeto, Celina Palhari, nas 88 horas do curso de vaqueiro, os alunos aprendem os procedimentos de cria, recria e engorda do rebanho bovino, com informações sobre nutrição e reprodução do gado bovino. As principais doenças que acometem o gado e as formas de tratamento, incluindo a aplicação de medicamentos, também são abordadas.
Uma parte interessante e útil do curso de vaqueiro, conforme Palhari, é o aprendizado do processo de curtimento do couro. “É bom para que os alunos possam fazer o aproveitamento do couro com o preparo de materiais que usarão no dia-a-dia e economizem algum dinheiro evitando a compra desses equipamentos”, informa a coordenadora.
O próximo município atendido é Colíder, que fica próximo a Nova Canaã do Norte e também tem na pecuária uma importante fonte de renda.
Comentários