Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 19 de Maio de 2009 às 21:26
Por: Sandra Costa

    Imprimir


Após seis anos de paralisação, as obras da Ferronorte serão retomadas com a liberação da Licença de Instalação (LI) assinada nesta terça (19) pelo presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Roberto Messias Franco, na sede da Fiemt em Cuiabá. Nesta primeira etapa foi liberada a construção de 13 km da ferrovia e outra licença vai possibilitar mais 100 km de trilho, compreendedo o trecho entre Alto Araguaia e Mineirinho, localidade do município de Rondonópolis.

A assinatura da licença foi fruto de mobilização dos integrantes do Fórum Pró-Ferrovia junto à bancada federal, que realizou em duas audiências em Brasília com o presidente do órgão ambiental.O presidente do Fórum Pró-Ferrovia de Cuiabá, vereador Francisco Vuolo (PR), filho do ex-senador Vicente Vuolo, autor de projeto e líder que atuou na instalação da ferrovia na década de 1970, afirmou que já existe recursos na ordem de R$ 700 milhões destinado à conclusão deste trecho e a definição do traçado e a Licença Prévia ambiental até Cuiabá. "Está programado que a ferrovia chegue a Rondonópolis ainda em 2010. Esse é o passo necessário para que os trilhos venham para Cuiaba", salienta.

De acordo com o parlamentar, o novo meio de transporte de mercadoria vai ser não só uma alternativa de escoamento de produtos industrializados em Mato Grosso, como também de importar artigos de outras regiões com preço bem mais em conta. "Tem uma estimativa que a redução com gastos de combustível será em torno de 80%", informa. O evento teve a participação do governador Blairo Maggi (PR), do vice Silval Barbosa (PMDB), dos deputados federais Homero Pereira e Wellington Fagundes, ambos do PR, além do presidente da Fiemt, Mauro Mendes.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/159713/visualizar/