Capacitações buscam fortalecer o programa Bolsa Família em MT
A Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs) realiza, nesta terça e quarta-feira (19 e 20.05), duas capacitações do programa Bolsa Família. Cerca de 500 pessoas, entre gestores e técnicos que atuam no programa na capital e interior, devem participar dos eventos, que acontecem no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá. Atualmente, o programa atende a quase 140 mil famílias em Mato Grosso.
Da capacitação intersetorial, na terça-feira, participam os responsáveis pelo acompanhamento das condicionalidades nas áreas de Assistência Social, Educação e Saúde nos 141 municípios mato-grossenses. As condicionalidades são compromissos que a família assume ao entrar no Bolsa e seu cumprimento é condição essencial para receber os benefícios e permanecer no programa.
O treinamento será bem detalhado e busca fortalecer o acompanhamento e o controle dessas condicionalidades. Na Assistência Social, por exemplo, será abordada a responsabilidade e competência dos gestores dentro do programa, informou a coordenadora estadual do Bolsa Família, Laurair Grossi Ribeiro.
Na área de Educação é checada a freqüência escolar das crianças e adolescentes, de seis a 17 anos. Na saúde, verifica-se o cartão de vacinação das crianças até sete anos. As gestantes devem participar do pré-natal e as nutrizes, continuar o acompanhamento após o parto, além de participar das atividades educativas sobre aleitamento materno e alimentação saudável.
Da segunda capacitação, na quarta-feira, participam 300 pessoas, entre secretários municipais de Assistência Social e gestores do programa nos municípios. A capacitação é mais voltada aos gestores da Assistência Social, que receberão informações detalhadas sobre o programa Bolsa Família.
Comentários